AWÍ – nutrição (r)evolutiva


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

Essa semana está cheia de eventos tecnológicos! E a Food Ventures esteve presente no Whow! Festival de Inovação para conferir o que vem sendo apresentado como inovativo na área de alimentos.

Por lá, vimos as propostas do Carrefour, por exemplo, que estava mostrando seu novo projeto: Act for Food. Consiste em um movimento global em prol da boa alimentação, com base no sabor original e na alta qualidade dos alimentos.

Mas isso é assunto para outro post, porque hoje falaremos do Awí e sua nova proposta para o nicho das superfoods (ou superalimentos).

Nascida do interesse de seus fundadores por projetos socioambientais em aldeias indígenas e assentamentos, tecnologias verdes e sustentáveis, além dos superalimentos, a Awí veio como uma maneira de cuidar da Amazônia – como ela cuida de nós (e do mundo).

Em 2017, fundaram a Eco-Fazenda Escola Patú-Anú, na Ilha de Marajó, no Pará, acreditando nos princípios da agricultura sintrópica como solução para regenerar a floresta e gerar riqueza para os ribeirinhos.

Agricultura sintrópica é o termo designado a um sistema de cultivo agroflorestal baseado no conceito de sintropia, ou seja, é caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.

A missão da empresa é levar tecnologias sociais e ambientais para a população local do Amazonas, ao mesmo tempo que promove a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de uma alimentação consciente e regenerativa.

O lema de restaurar o equilíbrio entre a floresta, as águas e os ribeirinhos; entre nossa alimentação e nosso corpo; e entre nossas escolhas alimentícias e o impacto que elas causam no planeta, predomina.

Com o título de Earth Warrior Superfoods (em tradução direta: Guerreiro da Terra), a Awí investe em inovações sustentáveis e regenerativas para o desenvolvimento da região, buscando disseminar alternativas ao desmatamento e à queima da floresta, plantando diferentes espécies de árvores integradas com a lavoura.

Além de garantir um solo mais rico pela variação dos ciclos de plantação e da colheita, acumula-se material orgânico – responsável por eliminar o vilão carbono.

A Eco-Fazenda Escola está aberta aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e aos ribeirinhos da região, em parceria com cooperativas, para ensinar-lhes essa nova forma de plantio, para que, assim, apliquem esses conhecimentos em suas comunidades e desenvolvam uma nova economia local, que valoriza diversas espécies de palmeiras e frutas, gerando renda adicional e incentivando a preservação da floresta.

No mercado, podemos encontrar o Awí Superfood Sorbet – um mix único de superalimentos, com altíssima densidade de vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais, e com apenas 60% das calorias presentes em outras marcas.

 

Gostaria de se aprofundar nos assuntos? Relembre o que já falamos sobre superalimentos (superfood) e projetos sociais aqui no site:

 

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.