Barry Callebaut investe na produção de cacau em terra brasileiras


Extra Information

 Por Letícia Fernandes

 

 

E por falar em Barry Callebaut, você sabia que a empresa vem investindo na produção de cacau brasileira?

Entre 2017 e 2018, a empresa distribuiu mais de 2 milhões de mudas de cacau pelo mundo, mas o potencial brasileiro para o cultivo chamou sua atenção.

Segundo informações encontradas no site da Barry Callebaut, alguns problemas estão sendo contornados, como árvores antigas de cacau que produzem pouco e atraem pestes e doenças, além da produção baixa de sementes que não alcança a demanda local.

A saída para contornar tais desafios foi investir em uma produção de cacau que seja sustentável e produtiva. Em Ilhéus, na Bahia, a empresa criou “berçários”, ou estufas de plantas, que têm como objetivo principal a criação de novas e resistentes sementes para que os cultivadores possam substituir as árvores velhas pelas novas.

A produção de sementes de qualidade e a reposição das árvores de cacau ajudam a melhorar a densidade das fazendas existentes e a aumentar a biodiversidade das novas áreas. O “berçário” de Ilhéus é o carro-chefe do programa de sustentabilidade implantado no Brasil pela Barry Callebaut, onde foca-se na produção de cacau através da instrução e capacitação adequada dos cultivadores.

“Existe uma grande oportunidade para o Brasil de tornar o movimento do chocolate sustentável uma norma, desenvolvendo sementes de alta qualidade que aumentem a produtividade do cacau e compartilhando as melhores práticas com o restante do mundo.”

Com a Forever Chocolate, a Barry Callebaut pretende tornar todo o seu chocolate sustentável até 2025, para assegurar que no futuro tenhamos cacau o suficiente para melhorar a situação dos cultivadores. Você pode também consultar a fundação Cocoa Horizons para mais informações.

 

 

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.