Brasil conquista o segundo lugar no ranking de mercado mais inovativo para cervejas artesanais


Extra Information

Por Letícia Fernandes

( Veja matéria original do site Food Navigator)

 

A dominação das grandes cervejarias no mercado brasileiro acabou criando um público que está entediado e sedento por inovação. Segundo análise da Mintel, é por este motivo que o mercado de cervejas artesanais tem decolado.

Os Estados Unidos lideram no que diz respeito a inovação e cervejas artesanais, estando por trás de 17% de todo o lançamento mundial em cervejas artesanais no ano passado. Curiosamente, o Brasil está em segundo lugar, com 9% do lançamento mundial.

“Uma das razões que faz o Brasil ser tão inovativo em cervejas artesanais é o fato de que por anos a indústria de cervejas tem sido muito homogênea e dominada pelas grandes cervejarias. Isso significa que o consumidor não tinha muitas opções, não tinha inovações interessantes e nem opções de cerveja premium“, explica Jonny Forsythe, Diretor Associado da Mintel Food & Drink.

“Essas condições de mercado foram precisamente responsáveis pela contrarrevolução nos Estados Unidos nas décadas de 80 e 90 e agora o Brasil está passando por um processo similar. Com essas condições de mercado, os consumidores se sentem frustrados e entediados com a falta de opções, sendo mais suscetíveis a adotar um segmento artesanal que celebre inovação, qualidade e variedade”, acrescenta Forsythe.

Fonte: Vectron

Ele diz ainda que nos últimos anos, o interesse em cervejas artesanais migrou dos Estados Unidos para o Reino Unido e todo o resto da Europa. Os europeu estão abraçando a ideia da cerveja artesanal porque procuram por novas e interessantes ofertas, visto que o mercado de cerveja em países como a Alemanha, por exemplo, não sofre uma transformação há séculos.

Para Forsythe, a cerveja artesanal é a “nova premium” e os consumidores estão felizes em pagar a mais por uma opção de cerveja que venha de uma produção menor e exclusiva, do que pagar por cervejas produzidas em massa. Para esses consumidores, a cerveja artesanal fornece uma experiência nova, sabores diferentes, e uma ligação entre passado e futuro.

Queremos saber: você já deu uma chance à cerveja artesanal? Deixe sua opinião!

 

Gostaria de se aprofundar nos assuntos? Abaixo disponibilizamos links para leitura complementar!

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.