Burger King do Reino Unido irá banir os brinquedos de plástico dos lanches infantis


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

Sabemos que os chamarizes para crianças quando o assunto é fast food, são os brinquedos. A grande maioria das crianças se importam mais com as “surpresas” que vêm nos lanches do que com o lanche em si.

Porém, com a nova onda de conscientização sobre o consumo de plástico e com as campanhas para abolição dos plásticos descartáveis, o Burger King do Reino Unido resolveu tomar uma posição e banir tais brinquedos de suas lanchonetes.

O anúncio veio depois de uma petição online criada por duas irmãs e que recebeu mais de 500 mil assinaturas. A empresa prometeu parar de oferecer os brinquedos, salvando o planeta de 320 toneladas de plástico descartável por ano; lembrando que no começo de 2019, a União Europeia votou para banir o uso de plásticos descartáveis até 2021.

Levará algum tempo até que esta iniciativa chegue aos Estados Unidos – o Burger King disse que tem planos de se livrar dos plásticos não-biodegradáveis em outros mercados até 2025.

A empresa vem se sobressaindo quando o assunto é sustentabilidade e preocupação com as demandas atuais pois, além da preocupação com o uso de plástico, também vem testando o uso de hambúrgueres vegetais em suas lanchonetes. O lançamento do Whopper utilizando hambúrguer plant-based parece estar fazendo sucesso.

Nos Estados Unidos, a empresa responsável pela alternativa à proteína animal foi a Impossible Foods e, no Brasil, pela Marfrig. Mas logo falaremos sobre esse lançamento que promete ser febre no Brasil!

O fato é que a Burger King pode servir de exemplo para outras empresas que queiram começar uma “revolução sustentável”. Além de proibir a distribuição desses brinquedos de plástico, a empresa disponibilizará cestas de recolhimento de brinquedos velhos – sejam eles provenientes do Burger King ou não.

Em parceria com a companhia Pentatonic, a rede de lanchonetes derreterá os brinquedos recolhidos e utilizará para outras coisas, como fabricação de bandejas ou brinquedos de play areas (aqueles espaços nas lanchonetes onde as crianças podem brincar).

O rival do Burger King, McDonald’s, também anunciou iniciativas sustentáveis para lidar com suas surpresinhas de plástico. A gigante do fast food irá lançar um programa-teste (também no Reino Unido) que disponibilizará frutas e livros no lugar dos brinquedos. A empresa espera reduzir o uso de plástico em até mil toneladas por ano na Grã-Bretanha.

Enquanto a retirada de brinquedos plásticos é um ganho para a sustentabilidade, as lanchonetes fast food ainda têm um longo caminho pela frente. Afinal de contas, elas ainda utilizam muito plástico – canudos, copos, talheres, etc. Fiquemos de olho!

 

Fonte: The Spoon

 

Gostaria de se aprofundar nos assuntos? Abaixo disponibilizamos links para leitura complementar!

 

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.