CEO da rede Whole Foods diz que os “bifes vegetais” não são saudáveis. Você concorda?


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

John Mackey, CEO e cofundador da Whole Foods, rede de supermercados multinacional dos Estados Unidos que comercializa produtos naturais, orgânicos ou sem preservantes, sabores, cores e gorduras artificiais, acredita que produtos como carne plant-based são bons para o meio ambiente mas não para nossa saúde.

A Whole Foods é a maior rede do gênero “saudável” e inspirou o surgimento de outras empresas no mundo como a Mundo Verde e Eataly, segundo informações da Wikipedia. Pode parece que sua fala tenha segundas intenções, já que produtos naturais e produtos plant-based andam lado a lado.

Porém, sua justificativa toca um importante detalhe que muitas vezes não é discutido quando falamos de certos produtos de base vegetal. Em entrevista à CNBC, Mackey disse que os ingredientes utilizados nos hambúrgueres e outros produtos que imitam carne são ultra processados e se alimentar disso também não é saudável.

Ele afirmou: “No que diz respeito à saúde, eu não vou apoiar isso – e farei essa grande crítica para o público”. Mackey afirmou que as carnes de origem vegetal são realmente importantes para o meio ambiente e mudanças climáticas, visto que a produção de carne animal utiliza, muitas vezes, uma quantidade absurda de água e áreas de devastação florestal.

Enquanto as opções de produtos plant-based vêm crescendo nos últimos meses, as críticas também surgiram e estão questionando os benefícios que esses produtos podem realmente trazer à nossa saúde. Muitas alternativas veganas são altamente processadas e incluem óleo de coco em sua composição, ingrediente com alto teor de gordurada saturada.

Uma das empresas mais dominantes no setor plant-based, a Beyond Meat, começou seus trabalhos na rede Whole Foods em 2013 – com suas tiras de “frango” vegano. Mackey assume que a Whole Foods foi o pontapé inicial de muitos produtos da Beyond Meat, senão todos, e que o sucesso da empresa gerou mais demanda pelos seus produtos e tornou possível que esta fizesse parcerias importantes no mercado, como Subway, KFC e Dunkin’ Donuts.

Queremos saber sua opinião! Conte para a gente o que você acha nos comentários.

 

Fonte: Markets – Business Insider