Cervejaria dinamarquesa vira pioneira ao abandonar o uso de lacres plásticos


Extra Information

Fonte: The Telegraph UK

Tradução e adaptação: Letícia Fernandes

 

As latas de cerveja Carlsberg estão sendo grudadas uma na outra. A cervejaria diz que essa atitude, que vem sendo apontada como pioneira, irá reduzir em até 75% o uso de plástico nas embalagens de seus produtos.

Depois de um processo de desenvolvimento que durou 3 anos, a Carlsberg afirma que os pingos de cola que unem seu “Snap Packs” são fortes o suficiente para aguentar o caminho das prateleiras até as casas, ainda que um pouco frágil em caso de muita movimentação.

A embalagem eco-friendly inovadora será lançada no Reino Unido, onde 30% da produção de cerveja Carlsberg são consumidos.

No evento de lançamento da embalagem, em Copenhagen, o inventor Christopher Stuhlmann revelou como uma ida à papelaria mais próxima o ajudou a se convencer de que sua ideia poderia se tornar real.

“O marco inicial foi ir a uma papelaria e comprar todos os adesivos que eu pudesse, toda a cola que eles tinham”, disse Stuhlmann, que trabalha para um dos parceiros em design da Carlsberg. “No fim de semana eu colei tudo e fiz um vídeo curto mostrando a ideia para o meu CEO”.

A tecnologia tem o apoio da WWF (World Wildlife Fund), que chamou a atitude de “grande passo” nos esforços para diminuir a poluição por plástico global.

O diretor de sustentabilidade da Carlsberg, Simon Boas Hoffmeyer, afirmou que assim que os Snap Packs forem distribuídos ao redor do mundo, a empresa irá reduzir o uso de plástico em até 1.200 toneladas por ano – o equivalente a 60 milhões de sacolas plásticas.

A vice presidente de desenvolvimento de produto da Carlsberg, Myriam Shingleton, disse que gostaria que a cola fizesse parte da nova norma para embalagens. “É um problema global e nós estamos muito felizes por sermos pioneiros nessa solução”, afirmou.

 

Afirmou também que, como é costume na Carlsberg, essa informação será compartilhada, e assim, outros entrarão no jogo e seguirão o exemplo – iniciando uma nova e emocionante jornada contra a poluição por plástico.

 

Gostaria de se aprofundar nos assuntos? Abaixo disponibilizamos links para leitura complementar!

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.