Dia Internacional da Mulher – Johnnie Walker lança logo diferenciado para atrair consumidoras


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Por Letícia Fernandes

 

A famosa marca de uísque Johnnie Walker lançou uma versão feminina do seu logo. Chamada de Jane Walker, a nova versão foi criada para atrair mais consumidoras ao nicho de bebidas alcoólicas, principalmente do uísque escocês.

A jogada de marketing na verdade foi uma edição limitada do produto que fez parte de uma campanha nos Estados Unidos pela igualdade de gênero. As empresas por trás da Johnnie Walker anunciaram que 50% do seu quadro corporativo seria composto por mulheres e que cada dólar arrecada na campanha seria doado para organizações que promovem o bem estar da mulher.

Em março de 2018, quando foi lançada a campanha, cerca de 250 mil garrafas foram postas no mercado. Mas há um porém: a empresa lançou a campanha dizendo que o uísque é “intimidador” para as mulheres, o que causou, com razão, uma certa revolta.

É preciso tomar muito cuidado com o que é propagandeado como sendo para as mulheres. A PepsiCo, por exemplo, anunciou o desenvolvimento de snacks para mulheres, classificando-os como chips sem sabor residual e que não fazem barulho na hora de comer. Foram acusados de sexismo.

A inclusão da mulher no mercado tem se dado, por anos, através de produtos que exploram o “pink tax”, ou seja, produtos que se dizem específicos para as consumidoras, mas cobram a mais por suas embalagens rosas e floridas. Segundo a Johnnie Walker, o uísque e o custo são os mesmos para a Jane.

A parceira da Johnnie Walker, Diageo, foi esperta ao promover apoio filantrópico às mulheres e sua inclusão nos ambientes corporativos. Essa mudança pode servir como apelo para muitos consumidores que, além de se interessarem pelo tema citado, também se interessam por empresas que tenha ‘missões’.

No nicho do uísque, a Johnnie Walker não é a única a tentar atrair o público feminino como consumidor-alvo, a marca de uísques Jim Beam, por exemplo, tem a atriz Mila Kunis como sua porta-voz desde 2014.

Esse pode ser o início de uma nova era para o marketing, ao reconhecer e apelar para a crescente porcentagem de mulheres consumidoras de uísque. Assim esperamos. E você, já experimento a Jane Walker? Conte para nós!

 

 

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