Grupo Pão de Açúcar quer eliminar as embalagens plásticas das marcas Taeq e Qualitá


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

O Grupo Pão de Açúcar, apesar de não ter nenhuma fábrica, tem cerca de 11 marcas em seu portfólio. Duas delas, Taeq e Qualitá, são exclusivas do grupo e foram criadas por sua equipe em parceria com fornecedores.

A Taeq é conhecida pela sua linha saudável, tendo aproximadamente 300 itens. A Qualitá também foca em alimentos saudáveis e orgânicos, sendo a marca custo-benefício do GPA, com cerca de mil produtos.

Segundo dados do Banco Mundial e o site Ciclo Vivo, o Brasil produz mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico que são descartadas de forma irregular, sem qualquer tipo de tratamento, em lixões a céu aberto. Outros 7,7 milhões de toneladas são destinadas a aterros sanitários. E mais de 1 milhão de toneladas sequer são recolhidas pelos sistemas de coleta.

O impacto ambiental que o plástico causa vem sendo seriamente discutido por líderes mundiais, associações ambientais e pela população em geral, que vem buscando meios de contribuir com o meio ambiente através de um consumo mais consciente. O GPA, controlador das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, anunciou que vai substituir 100% de suas bandejas de isopor utilizadas em produtos hortifrúti da Taeq e Qualitá por embalagens biodegradáveis.

A nova embalagem é  feita a partir de caixas de celulose e amido, livre de petroquímicos e outros aditivos tóxicos, sendo totalmente biodegradável; foi produzida pela Tamoios Tecnologia. Elas substituem as bandejas de isopor (poliestireno expandido), PVC, PET e outros plástico.

Ainda segundo informações do Ciclo Vivo, a troca das embalagens acontecerá agora em maio, em produtos orgânicos Taeq comercializados nas redes Extra (super, hiper e Mini Extra) e Pão de Açúcar (supermercado e Minuto) do estado de São Paulo, e também nos e-commerces respectivos.

Caso a experiência seja positiva, o grupo espera substituir as embalagens também nos demais estados do país e incluir os itens da Qualitá. Será que em 2020 teremos prateleiras 100% plastic free? Aguardemos!

 

Fonte: Ciclo Vivo

 

Gostaria de se aprofundar nos assuntos? Abaixo disponibilizamos links para leitura complementar!

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.