Mimica Touch – inovação ganhadora de prêmios que promete eliminar o problema do desperdício de alimentos


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

O site Food Navigator divulgou uma matéria contendo entrevista com a criadora da Mimica Touch, Solveiga Pakstaite, onde ela explica como o problema do desperdício pode ser eliminado através das embalagens e soluções certas.

A startup com base no Reino Unido, antes chamada de Bump Mark, fornece um método prático para determina se um alimento ainda está consumível. O produto da Mimica Touch funciona como uma etiqueta ou uma tampa da embalagem que reage caso a comida esteja estragada.

O que possibilita essa identificação é um gel “bioreagente” que se liquefaz com o tempo. Uma vez que o gel esteja todo liquefeito e o consumidor possa sentir saliências na embalagem, isso indicará que o alimento ou bebida já não está bom para o consumo.

Para facilitar ainda mais o processo, a etiqueta foi projetada para ter o lado esquerdo liso, assim ficará claro quando o lado direito tiver saliências que mostrem a impossibilidade de consumo do produto.

A etiqueta pode ser utilizada em qualquer alimento perecível, com a afirmação da Mimica Touch de que o sistema funcionará mesmo horas depois de a comida ter estragado. O conceito pode cortar o “desperdício desnecessário pela metade”, segundo a empresa.

Solveiga afirma que o desperdício de alimentos “sempre foi uma questão importante”, e que “a diferença é que as pessoas estão notando apenas agora. É importante pois um terço dos alimentos produzidos acabam sendo desperdiçados e bilhões de pessoas ainda passam fome, fica parecendo moralmente errado desperdiçar comida. É ótimo que isto tenha entrado para a agenda das empresas”.

Após lançar testes com embalagens de leite, a Mimica vem trabalhando com produtores de sucos também. “Quando aumentamos o tempo do produto na prateleira dos supermercados, aumentamos também a percepção de frescor, o que aumenta as vendas”.

Quer saber mais sobre a Mimica? Visite o site da Food Navigator – e fique sempre ligado nos Menus do Dia da Food Ventures, que traz muitas novidades #foodtech para vocês.