NX-FOOD – novas soluções e a evolução do sistema alimentar


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

Temos quase um ano e meio de Food Ventures e eu pergunto: ficou claro o conceito de “hub”? Usando um hub internacional como exemplo, vamos retomar essa pauta.

O NX-FOOD é um hub da METRO, líder internacional e especialista em atacado e varejo. A empresa trabalha com soluções customizadas para seus clientes, além de serviços de delivery, soluções digitais e modelos de negócio sustentáveis.

O objetivo da METRO ao criar o hub NX-FOOD era dar ênfase em tópicos como desperdício de comida, fazenda vertical, conceitos alimentares sustentáveis, produtos inovadores, demanda dos consumidores e outras tendências.

NX-FOOD coopera com universidades, laboratórios de pesquisa e startups. Parece familiar? Uma das iniciativas do hub foi criar a Start-up Shelf, que consiste em facilitar o acesso dos consumidores a alguns produtos inovadores ao conceder espaço no varejo para que essas startups exponham seus produtos. Além de visibilidade, essas pequenas empresas têm a oportunidade de testar seus produtos no mercado pela primeira vez.

Em março de 2018, por exemplo, a startup Wisefood teve a oportunidade de expôr seus canudos comestíveis em três lojas da Metro, chamadas METRO Cash & Carry. A redução do desperdício de plástico e a contribuição para a sustentabilidade são grandes tópicos abordados pela indústria e mercados alimentícios. Os canudos da Wisefood são feitos a partir dos bagaços de maçã, em cooperação com o DIL (Instituto alemão de tecnologia dos alimentos).

Outro projeto de sucesso em parceria com o DIL, é o lançamento do FOOD 2025. A cooperação entre os parceiros visa pesquisar por novas e futurísticas soluções em alimentos, promover as startups e dar início ao Innovation Camp.

“A METRO está ciente de suas responsabilidades sociais e gostaria de contribuir para a formação de um futuro onde seu papel como especialista em alimentos e vendas seja importante. O hub NX-FOOD ajuda nessa empreitada. Os próximos projetos já estão em fase de preparação”, diz Fabio Ziemßen, Diretor de Food Innovation do NX-FOOD.

Vale lembrar que a METRO e seu hub têm base na Europa, mais especificadamente na Alemanha.

 

Fonte: METRO