Precisamos nos conscientizar sobre o consumo de peixes e frutos do mar


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

Segundo matéria do site Plug and Play Tech Center, a população está bem ciente sobre os males causados pela pecuária e o consumo de carne. Graças a documentários como Food, Inc. e Cowspiracy, hoje em dia estamos mais informados sobre como a produção de carne afeta o meio ambiente.

Mas segundo o site, um dos principais vilões do meio ambiente ainda não ganhou tanta notoriedade. A produção de frutos do mar têm uma emissão de carbono quase dez vezes maior que a produção de outras carnes. Toda essa consciência ecológica tem levado os consumidores a procurarem alternativas para carne, leite e derivados.

Com um grande número de startups crescendo no berço da tecnologia e inovação, o Vale do Silício, não é novidade para nossos leitores da Food Ventures o tanto de pesquisas e investimento têm acontecido no ramo dos alimentos plant-based e “carnes de laboratório”. 

No entanto, pouco se fala sobre a emissão de gases, poluição e malefícios a pesca predatória pode causar, e como isso tem causado um pico nos preços dos frutos do mar. Segundo dados, 53% dos cardumes na terra já estão sendo totalmente explorados e não há como expandir essa exploração, ou seja, não é nada sustentável.

Com a invenção das carnes artificiais, algumas alternativas que imitam peixe e frutos do mar vêm sendo exploradas por startups biotechs. A maioria utiliza plantas e algas para um resultado vegano e sustentável. Células de peixes vivos também vêm sendo usadas para sintetizar a carne de peixe em laboratório.

Ainda segundo a matéria, o líder em alternativas vegetarianas para frutos do mar é a startup New Wave Foods, com sede na Bay Area (norte da Califórnia). Não coincidentemente, a startup deu o pontapé inicial na aceleradora IndieBio, de São Francisco, em 2015.

O grande lançamento da New Wave Foods foi seu camarão vegano, feito a partir de algas e outros vegetais. As críticas foram muito positivas, inclusive atraindo a atenção da gigante Google, que incluiu o camarão vegano em sua cafeteria.

Aqui na Food Ventures já vimos também algumas outras alternativas para frutos do mar e você pode relembrar nos links abaixo!

Gostaria de se aprofundar nos assuntos? Abaixo disponibilizamos links para leitura complementar!

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.