Recup – sistema de compartilhamento de copos de café reutilizáveis


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

A Europa é um continente cheio de apaixonados por café. Mas esses mesmos apaixonados sabem qual é o efeito negativo causado pela bebida: montes de copos descartáveis jogados fora que não param de crescer.

Para mudar esse cenário, uma empresa alemã surgiu com uma solução. O RECUP é um sistema de compartilhamento de copos de café reutilizáveis. Mas como funciona?

É um sistema de três passos: primeiro você baixa o aplicativo do RECUP na Apple Store ou Google Play para determinar quais cafeterias, padarias e lojas estão fazendo parte do serviço (lembrando que, por enquanto, só funciona na Europa), depois, quando o consumidor está no estabelecimento escolhido, ele deve solicitar que sua bebida venha em um copo da Recup. O cliente paga 1 dólar pelo copo, mas ganha um desconto em sua compra. 

Para finalizar, o terceiro e último passo, quando o copo estiver vazio, o consumidor pode levá-lo até outro estabelecimento participante e pegar seu 1 euro de volta – o novo estabelecimento fica responsável por lavar e reutilizar o copo.

A empresa reconhece que uma maneira óbvia de evitar toda essa poluição causada por descartáveis é que os consumidores carreguem sua própria caneca/copo. Mas e se a pessoa esquece a caneca ou não tem como levá-la consigo? Um sistema como o do Recup acaba sendo uma solução rápida e prática.

Uma das características do Recup chama atenção, no entanto. A empresa afirma ter pesquisado a fundo e, por mais que pareça estranho anunciar um copo reutilizável feito de plástico, acredita-se que o polipropileno é a alternativa mais sustentável para um copo reutilizável no momento. Por que? Seu impacto no meio ambiente é menor do que dos plásticos convencionais, sua durabilidade é grande (pode ser reutilizado até 500 vezes antes de ser reciclado) e tem todas as características necessárias para ser produzido em larga escala, como ser leve, empilhável e cabível de ser colocado na lavadoura de louça.

Mas por que não os copos feitos de papel? Segundo matéria do site Reset, apenas uma pequena porcentagem dos copos de papel realmente são reciclados, além disso, eles não são feitos apenas de papel, tendo uma camada de plástico impermeável sobre eles que levam cerca de 30 anos para desintegrarem.

Talvez a próxima inovação seja substituir toda as embalagens de plástico de todos os alimentos que compramos no supermercado? Como já vimos aqui no site… não estamos longe disso.

Fonte: Reset.org

 

Gostaria de se aprofundar nos assuntos? Abaixo disponibilizamos links para leitura complementar!

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.