Snack Garden – de Budapeste para o mundo


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

E faz tempo que não falamos de uma das trends favoritas por aqui: snacks saudáveis. Já vimos incontáveis produtos, desde “comida para astronauta” até frutas desidratadas. E se engana quem acha que o nicho dos aperitivos ficou só no eixo EUA – Brasil.

A marca húngara Snack Garden ainda é considerada um ‘pequeno negócio’, porém tem tudo para fazer sucesso! A ideia começou com Ivan, um húngaro que viajou o mundo e sentiu falta de comer aperitivos saudáveis durante essa jornada. Então, resolveu criar sua própria linha de snacks veganos e livres de glúten.

O diferencial da Snack Garden também é reconhecido pelo seu processo de produção, pois se utilizam de fritadeira a vácuo e liofilização, um processo de desidratação em que o produto é congelado sob vácuo e o gelo formado, sublimado (a tal “comida de astronauta” que já vimos por aqui).

Se a necessidade é a mãe das invenções, as extensas viagens de Ivan pela Ásia e Américo do Sul nos últimos 10 anos, o fizeram reproduzir o tipo de aperitivo que ele mais gostava, agora na Hungria. O propósito agora era criar sua própria linha de aperitivos nutritivos que são perfeitos para um estilo de vida saudável. Seu objetivo é introduzir produtos 100% naturais, saudáveis, gostosos e crocantes, livres de conservantes, açúcares e gorduras trans.

No site da Snack Garden você encontrará snacks de frutas como morango, banana e abacaxi congelados a vácuo, por exemplo, perfeitos para serem consumidos pela manhã, seja com iogurte natural ou leite aquecido. Perfeito para crianças!

Além disso, os aperitivos salgados também são uma boa pedida. Os chips de vegetais contêm vagem verde, batata doce, abobrinha e cenouras – tudo muito crocante e leve, levando poucas quantidades de sal. Perfeitos para um lanchinho da tarde!

O processo de “vacuum drying”, ou seja, a “secagem a vácuo”, ou desidratação a vácuo, é uma a operação de transferência de massa na qual a umidade presente em uma substância, geralmente um sólido úmido, é removida por meio da criação de um vácuo. É dita como uma alternativa saudável às frituras; a comida pode ser preparada em baixa temperatura e a quantidade reduzida de óleo a ser usada já é absorvida pelos alimentos, preservando as vitaminas e sua cor natural.

A fritadeira a vácuo, portanto, é uma ótima maneira de produzir aperitivos nutritivos e saudáveis, mas com o mesmo sabor delicioso.

Quer saber mais sobre esses novos processos de produção de alimentos? Fique ligado nos portfólios da Food Ventures e os links disponibilizados!