Você sabe como surgiu o “miojo”?


Extra Information

Por Letícia Fernandes

 

Quinta-feira, véspera de feriado, e para descontrair vamos contar a história e origem desse que vem salvando pessoas preguiçosas e famintas há anos: o macarrão instantâneo – ou, como popularmente no Brasil, o “miojo”.

Ainda que altamente industrializado e com alto teor de sódio, o macarrão instantâneo é considerado um dos alimentos mais bem sucedidos do mundo. Foi criado pelo empreendedor japonês, Momofuku Ando, em um cenário pós Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Eater Denver

No Japão encontramos um tradicional macarrão nomeado ramen, a ideia de Ando foi otimizar o prato, criando uma versão de rápido preparo do macarrão.

Durante o período de escassez pós-Guerra, Ando aproveitou-se de alguns itens que eram doados por outros países, como óleo e farinha, e moldou seu macarrão até que atingisse sua idealização de produto.

O macarrão se popularizou rapidamente no Japão, tornando-sem posteriormente, um fenômeno global. Seu sucesso deve-se ao fato de que sua produção e preço de venda são baixos, permitindo assim que pessoas de baixa renda tenham acesso a ele; além de sua versatilidade.

Apesar de suas diversas vantagens, como, por exemplo, ser uma espécia de salva-vidas em emergências como terremotos, o macarrão instantâneo não está livre de polêmicas. Além de seu valor nutricional duvidoso, ambientalistas criticam a extração do óleo de palma, que incentiva desmatamentos, e também as embalagens plásticas utilizadas, que são poluentes.

Você é adepto do “miojo”? Conte suas receitas para a gente!

 

Fonte: Comidas&Bebidas UOL.

 

Gostaria de se aprofundar nos assuntos? Abaixo disponibilizamos links para leitura complementar!

Estamos sempre buscando tendências sobre a revolução na cadeia de alimentos. Conhece alguma? Quer saber mais? Entre em contato.

 

The Humble Origins of Instant Ramen: From Ending World Hunger to Space Noodles