A funcionalidade de ouro: Imunidade - Tradal Brazil

Entramos na era dos alimentos funcionais, e o que antes era um tímido movimento de algumas categorias, agora, acelerado pela pandemia, participa de todas as gondolas dos supermercados. Mas afinal, o que são alimentos funcionais?

A regra aqui ainda não é clara e a definição fica ao gosto do freguês. Alguns classificam como alimentos que tiveram algum ingrediente adicionado que traga benefícios a saúde, como os fortificados. Outros definem como alimentos densos em nutrientes, como os superfoods. De maneira geral, podemos dizer que alimentos funcionais são aqueles que trazem um benefício à saúde.

Do leque de funcionalidades a escolher, por motivos óbvios a imunidade ganhou espaço como sendo a palavra de ouro. Mesmo a ANVISA sendo rigorosa quanto ao uso da alegação de imunidade na categoria alimentos, surgem diversos produtos no mercado prometendo o que todos queremos, a tão sonhada imunidade. Mas por que será que não temos ainda um remédio ou produto que entregue essa proteção ao corpo ?

O sistema imunológico é extremamente complexo e honestamente dele sabemos muito pouco. Ele entra em ação toda vez que encontramos um corpo estranho que pode nos causar algum mal e temos um exército interno a nos proteger diariamente. Ele é extremamente eficaz e pode ser dividido em dois momentos:

  1. imunidade inata, nosso primeiro pelotão de defesa logo que entramos em contato com aquele corpo estranho. Tem características pró-inflamatórias, ou seja, gera respostas inflamatórias no corpo.

  2. imunidade adquirida, nossa tropa de elite estratégica que planeja o ataque ao antígeno, aprende, se adapta e ainda guarda para se recordar da estratégia campeã. Tem características anti-inflamatórias, ou seja, diminui os sintomas da inflamação.

Diferentes células fazem parte desse exército diverso e potente, e a comunicação e estratégia de guerra muitas vezes são sentidos por nós, como a febre, dor e cansaço. Tudo parte do plano. Ainda desconhecemos a vasta estratégia de ação e mecanismos de comunicação desse importante exército, por isso não temos um remédio na farmácia que combata infecções e dependemos de vacinas para ensinar de maneira controlada uma resposta imune.

Entendemos que alguns compostos são capazes de fortalecer o sistema imunológico, mas sabemos que além da dieta, o stress, sono e outras alterações no corpo, também tem papel importante no bom funcionamento desse exército. Sabemos que alguns ingredientes através de estudos clínicos comprovam uma melhora no sistema imunológico, mesmo que ainda não saibamos direito os mecanismos.

Das patentes geradas nos últimos 10 anos, 40% delas são relacionadas ao uso de botânicos para melhora do sistema imunológico, 35% em probióticos, 8% sobre fermentados, 6% em algas/fungos e outros 6% em prebióticos, 3% produtos de origem animal e apenas 2% em vitaminas e minerais (Mintel, 2020).

Os botânicos podem auxiliar o nosso exército através de diferentes mecanismos e moléculas. Temos as quase famosas antocianinas que bombou nos produtos no EUA e Europa através da elderberry, mas aqui perdeu espaço para o brasileiríssimo açaí. Ainda pelas diferenças culturais, na Ásia, o escolhido foi o arroz preto.

Outros queridinhos dos botânicos lá de fora foram a echinacea, florzinha que chega de maneira ainda discreta no Brasil e melhora a mobilidade de alguns soldados do nosso exército; e o manuka honey, um mel especial da Nova Zelândia que tem grande atividade antibiótica. Aqui no Brasil, ficou por conta da cúrcuma, poderosa anti-inflamatória e antioxidante, de cor linda que previne danos até no nosso material genético.

Ainda no assunto dos antioxidantes, temos a Glutationa, molécula produzida pelo nosso corpo e tida como a mais poderosa molécula antioxidante do nosso organismo. Diversas marcas lançaram produtos contendo todos os tijolinhos que nosso corpo precisa para fabricar essa poderosa molécula.

De olho no futuro, vemos produtos bebendo da fonte de sabedorias tradicionais como a medicina chinesa e a ayurveda, trazendo produtos até então desconhecidos no mercado ocidental, como a raiz astragalus e o cogumelo Reshi.

Recentemente, descobrimos o link entre o intestino e a imunidade e que ter uma microbiota saudável era relacionado a força e potência do nosso exército. Probióticos surgem então em cápsulas, shots, iogurtes. E prebióticos, que são fibras para “comida” das bactérias, surgem em ondas. Primeiro a inulina, ou fibra da chicória, depois as fibras da família do brócolis, agora o boom das beta-glucanas de aveia ou levedura e no futuro, quem sabe, a Arabinogalactana, fibra de um pinheiro.

Sabemos que o leite materno também fortalece a imunidade do filhote, então em geral, os produtos com a base de leite como os whey protein, trazem essa característica. Alguns produtos também trazem o colostro bovino, leite secretado logo após parto, rico em nutrientes e proteínas, como a lactoferrina.

Finalmente, sabemos que algumas vitaminas e minerais têm um importante papel no bom funcionamento do nosso exército e estão presentes nas formulações dos produtos com apelo imune. O abecedário de vitaminas A, B, C, D e E cada uma com seu papel a desempenhar no suporte aos nossos soldados e os minerais Zinco, Selênio, Cobre e Ferro que integram enzimas e comunicam sintomas.

Como pode-se perceber, o sistema imunológico é extremamente complexo e inteligente, nos salva diariamente de ameaças externas. Devemos entendê-lo de maneira holística, controlando nossa dieta e suplementação, noites de sono, stress, e exercício físico, para assim dar todas as condições necessárias para esse nosso exército continuar ganhando a guerra.

A Tradal Brazil oferece um amplo portfólio de soluções em sabor & nutrição saudável, utilizando de ingredientes íntegros e naturais, além de serviços customizados para atender o seu projeto. Seja ele um shot matinal ou ainda uma bebida quente com funcionalidade imuno. Podemos inovar em um mix de temperos ou snacks com botânicos que fortaleçam nosso exército imunológico.

E então, vamos criar juntos? A Tradal Brazil conta com uma equipe técnica altamente especializada e atenta às principais tendências do mercado, capacitada para realizar projetos desde a criação do conceito até o envase e distribuição do produto final. Entre em contato agora (atendimento@tradalbrazil.com.br) e descubra mais.


Leia também: Bebidas para energizar, acalmar e aumentar imunidade.