Agricultura e pecuária regenerativa em tempos de coronavírus

Existe inovação na cadeia "tradicional" de proteína animal? Esse foi o questionamento que nosso fundador Augusto postou em seu Linkedin. Pensando nisso, ele citou alguns lançamentos do setor pecuarista que trazem um viés de inovação para o consumidor. Você pode ler a publicação e os projetos citados pelo Augusto aqui.

Mas o que me chamou a atenção também foi um dos comentários que dizia ter sentido falta de falarmos mais sobre as diversas iniciativas de Agricultura Regenerativa, que, segundo o autor do comentário, "basicamente é dependente de ruminantes em regiões onde apenas pastagem cresce devido à características climáticas."

Foi então que me deparei com o texto do site Civil Eats,"Regenerative Ranching in a Pandemic", em tradução literal, Pecuária Regenerativa em uma Pandemia. E aqui vão nossas impressões sobre ele.


A indústria da carne

Como abordamos em outra matéria essa semana, a indústria da carne tem sofrido bastante com a pandemia do coronavírus. Trabalhadores de estabelecimentos para acondicionamento de carnes têm ficado doentes e até morrendo.

Ao mesmo tempo, a distribuição tem causado congestionamento na cadeia de alimentos, especialmente nas produções de carne em larga escala. Graças às políticas públicas que permitiram a essa indústria se tornar altamente consolidada, muitos fazendeiros estão sendo obrigados a matar seus animais de criação, enquanto outros estão procurando maneiras de vendê-los em mercados online para a mesma finalidade.

Enquanto isso, alguns fazendeiros de pequena escala e de pasto têm experienciado uma demanda altíssima por seus produtos e pelos processadores com os quais trabalham. Há anos esse sistema alternativo tem sido promovido por sua resiliência, pelo seu retorno à economia regional e por respeitar os animais, os trabalhadores e o meio ambiente.

Para saber mais sobre como a pandemia impactou a agricultura regenerativa, o site Civil Eats foi conhecer o Rancho Stemple Creek, que fica em Tomales, na Califórnia. Segundo o proprietário, seu objetivo é criar um produto incrível, nutritivo e saudável, ao mesmo tempo que cultiva um boas condições de solo e biodiversidade.


Agricultura regenerativa e processamento de carnes

O Rancho Stemple Creek faz parte de um movimento crescente dentro da agricultura regenerativa que acredita que o cultivo de carbono ajuda a diminuir os efeitos da mudança climática. Por isso, têm trabalhado em criar um pasto perene que ajude a sequestrar carbono do solo.

Quando os restaurantes fecharam por conta da pandemia, o Rancho Stemple Creek teve seus negócios ameaçados. A saída foi vender diretamente para os consumidores - um aspecto do negócio que está em expansão. Apesar disso, existem muitos desafios, principalmente no que diz respeito ao processamento das carnes.

Esses desafios mostram que a eficiência dos lugares que fazem processamento de carne em larga escala, não indica, necessariamente, que são resilientes. Em lugares de pequena escala, é possível ter de 5 a 15 pessoas trabalhando enquanto fazem distanciamento social, mas a produção não é tão eficiente para o mercado.


"Melhor para as pessoas e para o planeta"


"Você comer menos carne e de melhor qualidade. Ou você pode se reunir com amigos e família e comprar grandes quantidades. Definitivamente há muito poder no fato de que os consumidores podem votar com seus dólares, e é isso que eu espero que possamos aprender com essa experiência da COVID, que as pessoas possam realmente se conectar com produtores locais". Loren Poncia, proprietário do Rancho Stemple Creek.


Veja mais: Pecuária regenerativa brasileira pode ser líder em sustentabilidade: ambiental, social e econômica.

- Pecuária Neutra e Regenerativa alia produção e sustentabilidade.

- Pecuária Neutra e Regenerativa.


Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures