Alfarroba - substituta do cacau no mercado plant based

Quando o assunto é veganismo e plant based muito tem se falado sobre alternativas à carne e aos laticínios. Mas um mito que ainda permanece muito na imaginação das pessoas é de que doces veganos são ruins. Sem chocolate, sem leite, sem ovos, sem leite condensado? Como?

Mas é um mito mesmo. Para quem já é adepto dessa dieta/estilo de vida, um nome aparece bastante no lugar do chocolate: alfarroba. Mas o que é? De onde vem? Em quais receitas podem ser usadas? Vamos explicar hoje.

A alfarrobeira é uma espécie de vagem nativa do Mediterrâneo, de coloração marrom escura e sabor adocicado, comumente usada na versão em pó, e que concentra nutrientes importantes para o organismo.

Muito parecida com o cacau, a alfarroba se diferencia por concentrar apenas 0,7% de gordura, em contraposição ao cacau que concentra 23%. Por outro lado, a alfarroba tem entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose, enquanto o cacau tem 5% de açúcar em sua composição.

A alfarroba também apresenta muitos benefícios à saúde. Ela não tem estimulantes em sua composição, como cafeína e a teobromina; ela faz bem para o intestino, pois é um alimento rico em fibras naturais; ela concentra bons níveis de gorduras poli-insaturadas, magnésio e potássio, o que ajuda a diminuir a pressão arterial e colabora para evitar a hipertensão; faz bem para a pele pois contém altos níveis de vitamina A e C, poderosos antioxidantes e produtores de colágeno; e ainda pode ser consumida por diabéticos e gestantes.


Receitas


O marketplace Carob House é especialista em Alfarroba no Brasil. Com fórmulas exclusivas de produtos deliciosos, nutritivos, combinados com frutas oleaginosas e cereais, tudo feito em um ambiente que não se manipula ingredientes de origem animal e soja, é perfeito para quem quer substituir o chocolate.

Você encontra ovos de Páscoa, bombons, barras de cereal, barras de "chocolate", alfarroba em pó, creme de avelã e mais! Produtos veganos sem glúten, sem soja, sem leite, sem lactose, sem adição de açúcares e fonte de fibras.



E você, já experimentou alfarroba? O que achou? Conte para nós nos comentários!


Fonte: Jasmine Alimentos