Alimentos funcionais: exemplos de inovação no setor

Seguindo a parceria entre GEPEA e a Food Ventures, este é o segundo e último texto de Janeiro com o tema “Alimentos funcionais”. Hoje o texto trará exemplos de produtos do setor!

A parceria entre o GEPEA e a Food Ventures visa criar um conteúdo rico. O intuito é trazer a visão de negócios da Food Ventures em conjunto com a visão acadêmica da Empresa Júnior.

Aproveite a leitura!


Alimentos funcionais: o setor


Nos últimos anos cada vez mais tem se falado do tema de alimentos funcionais. A preocupação com a ingestão de alimentos saudáveis, benéficos ao corpo e que contribuem para bons resultados nos exercícios físicos vem crescendo amplamente, bem como esse mercado no setor alimentício.

Como visto no último texto da parceria entre GEPEA e Food Ventures, alimentos funcionais são aqueles que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.

Segundo especialistas, devido ao grande apelo de marketing a indústria vem investindo cada vez mais nos alimentos funcionais. Para a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), eles precisam ter uma propriedade funcional cientificamente comprovada. Essa comprovação depende de uma pré-avaliação da Agência, responsável pelo registro desses produtos.

Não deixe de ler: “Alimentos Funcionais e compostos bioativos: como produzir”


Exemplos de sucesso


Diversos são os exemplos de produtos funcionais que existem no mercado. Cada um com seu propósito conseguem conquistar muitos consumidores e conquistá-los com suas propriedades nutricionais e funcionais.

Nos Estados Unidos, a Bel Brands, por meio da marca Babybel, lança sua linha de snacks funcionais, de queijo, em duas variedades: a que contém culturas vivas e ativas da cepa probiótica LGG, com benefícios para a saúde imunológica e a que é fonte de vitaminas A e B12, que podem auxiliar na saúde ocular e no metabolismo.

Ambos os sabores fornecem uma boa fonte de cálcio e proteína. A diretora de marca da Babybel, Melanie Nemoy, diz “Estamos entusiasmados em estender os benefícios do Babybel com uma extensão que oferece às famílias uma maneira fácil de obter os nutrientes extras que procuram no mesmo formato lúdico que amam”.

Fonte: Milk Point

Leia também: Alimentos Orgânicos: da segurança alimentar a sustentabilidade


O SuperCoffee


Outro exemplo é o O SuperCoffee é uma bebida energética à base de café com mais superingredientes naturais, exclusivamente combinados para te entregar mais energia e disposição, ajudando também a promover melhores funções cerebrais como atenção, memória e foco. Nos últimos anos sua presença no mercado vem alcançando grande destaque.

A marca Caffeine Army tem sido um grande sucesso no Brasil. A marca afirma que seus produtos apresentam diversos benefícios. Sendo seus principais: a melhoria na performance física, estímulo no foco e concentração, promoção de clareza mental e queima de gordura otimizada.

Fonte: Caffeine Army


Iogurtes como alimentos funcionais


No ramo dos lácteos, a Batavo foi a precursora no Brasil no setor de iogurtes funcionais, com lançamento em 2002, mas acabou perdendo em vendas para a Danone, que hoje tem ao redor de 90% de participação de mercado, com o seu Activia, que praticamente virou sinônimo da categoria.

A Actívia tem o cuidado de entregar um produto que traz benefícios à saúde intestinal de uma forma deliciosa para o consumidor. Sua principal linha funcional chama-se Shot Diário Activia de probióticos naturais, que se trata de um leite fermentado, feito com ingredientes de origem natural e enriquecido com probióticos.

A presença de micro-organismos vivos no shot ajuda no bem-estar dos sistema digestivo, quando consumido regularmente e em quantidades adequadas.

Fonte: Mercado & Consumo

A marca Piracanjuba está no mercado há 64 anos e na posição de 9ª marca mais escolhida nos lares de todo o país. Com a chegada do novo coronavírus reforçou duas notícias importantes: o sistema imunológico tem papel fundamental na defesa do nosso organismo contra doenças e vírus e a proteção decorre das escolhas alimentares.

Por isso, a Piracanjuba, especialista em leite, aprofundou as pesquisas para que, além de um produto com proteínas e vitaminas, pudesse também oferecer aos consumidores uma dose diária e prática para aumentar a defesa do organismo. Por meio da Divisão Piracanjuba Health & Nutrition – área exclusiva de pesquisa e desenvolvimento – a marca apresenta o IMUNODAY, com 250mg de beta-glucana de levedura, fonte de fibras e sem glúten.

Fonte: Piracanjuba


Acesse nossas redes sociais para mais informações e não percam os próximos textos dessa parceria!


Mas conta para nós o que achou sobre esse conteúdo e o que vem percebendo nesse novo contexto que estamos inserido. Quais as inovações ou lançamentos de produtos funcionais você já viu? Quer desenvolver algum?

Entre em contato conosco para conversar e trocar experiências, e saber mais sobre nossos serviços e como podemos o ajudar.