Aumentar preços de alimentos ultraprocessados pode ajudar no combate à obesidade

Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, descobriram uma associação inversa no preço dos alimentos ultraprocessados no que diz respeito ao sobrepeso e à obesidade.

Segundo matéria do site Food Navigator e dados do IBGE, no Brasil, 56,9% dos adultos estão acima do peso e 20,8% estão obesos. Além da educação alimentar, vemos que esses problemas têm caráter socioeconômico por aqui.

Em artigo publicado pela Folha, em parceria com o The New York Times, é possível entender todo o processo instalado em nosso país que possibilitou nos fazer uma nação viciada em junk food.

Infelizmente, alimentos saudáveis, orgânicos, de procedência limpa e nutritiva, são mais facilmente adquiridos por uma parcela da população que tem mais acesso a informação e, muito provavelmente, mais dinheiro.

Enquanto isso, grandes empresas vendem salgadinhos de origem bem duvidosa (aqueles que parecem isopor) por 1 real o saco, ou lanches com hambúrgueres e queijos ultraprocessados por 6 ou 8 reais.

Por mais que a mídia já tenha discutido durante décadas, tanto em revistas quanto em programas de televisão, sobre a importância de nos alimentarmos melhor e as consequências para a saúde e como nos alimentarmos melhor, a realidade econômica de muitos somada à desinformação sobre nutrição, leva a tradições alimentares não saudáveis.

Os pesquisadores da UFV usaram dados colhidos pela Household Budget Survey entre 2008 e 2009, onde as informações coletadas foram classificadas dentro do sistema NOVA, que consiste em 4 grupos que formam a base dietética no Brasil (não-processados ou minimamente processados; ingredientes culinários processados; alimentos processados; alimentos ultraprocessados).

De acordo com os autores da pesquisa, o estudo é o primeiro a focar na relação entre o preço de alimentos ultraprocessados e obesidade, utilizando dados representativos de um país grande e de renda média.

Fonte: Food Navigator Latam

Quer saber mais? Veja estudo da FAO, que revela o impacto de alimentos ultraprocessados sobre a saúde.

Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures