Bebidas: inovação, potencial e tendências

Seguindo a parceria entre GEPEA e a Food Ventures, este é o primeiro texto de novembro com o novo tema “Bebidas: inovação, potencial e tendências”

A parceria entre o GEPEA  e a Food Ventures visa criar um conteúdo rico. Que traga a visão de negócios da Food Ventures em conjunto com a visão acadêmica da Empresa Júnior. 

Hoje, abordaremos o tema Bebidas: exemplos de inovação. Aproveite a leitura!


O segmento de bebidas


Quando falamos do setor de alimentos, mercado de alimentos e indústria de alimentos, muitas vezes esquecemos de citar o que há de novo e inovador no segmento de bebidas também, que faz parte desse ramo. 

O Brasil é um grande produtor e consumidor de bebidas, sejam elas alcoólicas ou não. Em 2018, um levantamento da Euromonitor International, mostrou que o Brasil está entre os 10 maiores mercados consumidores de vodca no mundo. Isso porque o consumo de vodca está em quinto lugar no ranking, atrás de bebidas como cerveja, cachaça, vinho e bebidas mistas.



Em outra pesquisa realizada pela Euromonitor International, vemos que a média individual por ano de consumo de refrigerante foi de 91,9 litros em 2018, em comparação com 84,1 litros em 2013. E que o Brasil se encontra em décimo lugar dentre os países que mais consomem a bebida, perdendo apenas para países como China, EUA e  Espanha, por exemplo.

Esses dados mostram o quanto o consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas no Brasil marcam a cultura e  os costumes do povo. Somos conhecidos pelo carnaval (e a caipirinha!), pelo acolhimento, pela animação e por gostarmos de reunir amigos e família – sempre regado a muita bebida.


O que há de inovação no mercado de bebidas?


Mas, para além dos refrigerantes e bebidas alcoólicas que já estamos acostumados, o que há de novo e inovador neste segmento? Se analisarmos as tendências do setor ao longo dos anos vemos que, assim como no setor de alimentos, as novas demandas do consumidor e suas mudanças de hábitos  é que ditam o que será produzido.

Exemplo disso é a preocupação com saudabilidade, que fez surgir uma onda de bebidas como a kombucha, bebida feita a partir do chá preto adoçado e fermentada por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde (principalmente ao intestino).


Quer saber mais sobre a temática? Confira: “Saudabilidade e bem estar: uma tendência importante para área de alimentos”.


A kombucha tem propriedades probióticas e seu consumo, especialmente na Ásia, data de milhares de anos. Essas propriedades caíram no gosto dos millennials (pessoas que têm entre 18 e 35 anos), tornando a bebida uma das apostas do mercado mundial. Segundo dados da Global Market Insights, negócios envolvendo kombucha passaram de 1,8 bilhão de dólares em 2018 e devem crescer mais 16% até 2025.

Além da saudabilidade, outra demanda sempre presente no mercado foi da praticidade. Por isso invenções como o vinho em lata e bebidas em cápsulas vêm ganhando espaço nas prateleiras dos mercados e/ou nas casas dos consumidores. 


O que podemos esperar?


Analisando os mercados mundo afora, podemos esperar mais água gaseificada, seja nos novos queridinhos hard seltzers (refrigerantes alcoólicos), seja em variações do gim e tônica. E mais lançamentos de cervejas sem álcool, como da Heineken e da Guiness, para o público que quer cortar calorias e manter o ritmo de exercícios físicos.

Além disso, podemos apostar também no surgimento de mais bebidas personalizadas, que levam em conta as necessidades nutricionais do consumidor e até o momento pelo qual ele está passando. É o caso, por exemplo, da Driftwell, bebida lançada pela Pepsico que promete ajudar a relaxar em tempos de pandemia.


Veja também: "Drinks em cápsulas e outras novidades - B.blend é sinônimo de inovação."


Quer saber mais? Acompanhe os próximos conteúdos da parceria com o GEPEA! Cada mês são produzidos novos conteúdos sobre temas relevantes para a indústria de alimentos e bebidas.

Acessem nossas redes sociais para mais informações e não percam! 


Mas conta para nós o que achou sobre esse conteúdo e como você acha que essas mudanças vão influenciar a cadeia de alimentos. Entre em contato conosco para conversar e trocar experiências e saber mais sobre nossos serviços e como podemos o ajudar a inovar e se adaptar a essas mudanças.


Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures