Bem vindos ao futuro - Tradal Brazil

Interrompemos a série de textos sobre as tendências do setor que são influenciadas pela geração millennial para trazer uma matéria importantíssima da Tradal Brazil sobre o futuro do setor de alimentos e bebidas com suas inovações e tecnologias.


As tecnologias evoluem cada vez mais rápido e estamos passando por grandes mudanças onde tendências são catapultadas, quando oportunas. Então, o distante horizonte de novidades fica cada vez mais perto e imediato. Embora cada região viva um momento distinto de maturidade em inovação, a globalização demanda que novas soluções sejam espalhadas rapidamente. E no importante mercado consolidado de alimentos, o que nos aguarda lá (ou ali) na frente?


Carne de laboratório


Ainda estamos discutindo qual o melhor nome, mas essa importante tecnologia cria tecidos animais complexos a partir de células extraídas de um animal ainda vivo. Muito futurista? Pois essa tecnologia já é realidade comercial, com cientistas desenvolvendo desde o inicial hamburguer a complexos frutos do mar. Teremos em breve uma indústria que irá criar carne como a que conhecemos, sem sofrimento animal ou destruição do planeta e reduzindo os impactos do aquecimento global em 92%. Em que fase estamos? Em Amsterdam fica o primeiro restaurante que serve carne de laboratório; Singapura já possui no mercado nuggets com frango de laboratório e a BRF, em parceria com a Aleph Farms, promete esse produto nas prateleiras do Brasil até 2024. Você consumiria? Uma pesquisa revelou que 80% dos americanos e britânicos estão abertos a provar esse tipo de produto. A tecnologia se expande para outros artigos como leite materno e até gordura animal.


CRISPR


A legenda significa Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats, um nome complicado para uma tecnologia de edição genética. Ela permite que através de uma “tesoura genética” cientistas modifiquem genes e genomas com uma precisão nunca atingida. Na prática, isso significa que podemos editar as características de um ser vivo como bem entendermos. Deu medo? Pois é, essa tecnologia aqueceu o debate da fronteira entre ética e ciência e é proibida em humanos em muitos países. Poderíamos eliminar doenças genéticas, criar crianças resistentes ao vírus do HIV ou uma arma biológica. No mundo dos alimentos, a tecnologia já está sendo aplicada em plantas, permitindo o desenvolvimento de exemplares mais resistentes, saborosos, nutritivos e com maior shelf life.


Fermentação


Kombucha, tofu, aluá, chocolate, vinho, pão, café e queijo. Em qualquer cultura, a fermentação aparece como um hábito milenar entre povos tradicionais. Seguindo as fortes tendências de saúde do intestino e retorno às origens, a fermentação voltou a ganhar status nas prateleiras e em restaurantes renomados como o Noma, na Noruega. A ciência foi avançando e fomos entendendo um pouco do que se passava quando aquelas bactérias e leveduras digeriam um substrato. A fermentação de biomassa, por exemplo, permite a criação de estruturas com fibras e textura muito similar às de carne, como as presentes na marca Quorn, já disponíveis no mercado. Já a fermentação de precisão permite que possamos gerar estruturas complexas como colágeno, clara de ovo e hemoglobinas. A tecnologia permite que criemos tanto as bases como proteínas inovadoras quanto ingredientes e ativos naturais. Hoje, tentamos controlar as variáveis para que amanhã possamos criar o que quisermos, inclusive comida a partir do ar.


Inteligência Artificial


Vivemos na era dos dados e o valor está na informação. Outros segmentos já entenderam muito bem o valor dessa cadeia, onde as empresas de tecnologia são avaliadas em impressionantes montantes. No universo dos alimentos, ainda temos que nos apropriar dessa tecnologia. Empresas como a NotCo e a Popai Snacks se apoiam no trabalho de máquinas para criar combinações e desenvolver produtos de maneira mais rápida e mais inovadora. E se estamos pensando em personalizar individualmente a experiência do nosso usuário, precisamos urgentemente entender de inteligência artificial e análise de dados complexos, habilidades necessárias para esse futuro que vem aí. Outras empresas focam em facilitar o trabalho de desenvolvimento de produtos, objetificando análises sensoriais, gerando insights sobre combinações de sabores e facilitando a busca por ingredientes.


Tradal Brazil


A Tradal Brazil oferece um amplo portfólio de soluções em sabor & nutrição saudável, utilizando de ingredientes íntegros e naturais, além de serviços customizados para atender o seu projeto. Vamos construir pontes e caminhos juntos até o futuro. E você, vem com a gente? A Tradal Brazil conta com uma equipe técnica altamente especializada e atenta às principais tendências do mercado, capacitada para realizar projetos desde a criação do conceito até o envase e distribuição do produto final. Entre em contato agora (atendimento@tradalbrazil.com.br) e descubra mais.