Cargill lança plataforma de dados de sustentabilidade sobre produção de cacau

CocoaWise™ oferece transparência e rastreabilidade e garante uma conexão duradoura entre os produtores de cacau e consumidores através de uma plataforma de dados centralizada.

Este ano, nos Estados Unidos, foi lançado um portal digital que fornece aos clientes acesso rápido e fácil aos dados de sustentabilidade da cadeia de abastecimento de cacau da Cargill.

Vale lembrar que a Cargill é uma das patrocinadoras do Warm Up do programa TechStart Food Innovation, que foca no processo de seleção de startups e projetos para o programa de aceleração.

Ao compartilhar a origem dos produtos com os consumidores, a empresa espera responder à crescente demanda por sustentabilidade e transparência do mercado. O cacau e o chocolate seguem sendo um sucesso entre consumidores no mundo todo, e o CocoaWise™ permitirá a conexão destes consumidores com toda a jornada pela qual passa o cacau, até virar o chocolate que comemos.

Como um dos principais produtores de cacau e chocolate do mundo, estamos no centro deste setor e conectamos todos os participantes da cadeia de valor, desde o trabalho muito próximo com os agricultores até o fornecimento sustentável de produtos de alta qualidade aos nossos clientes”, disse Harold Poelma, Presidente de Negócios de Cacau & Chocolate da Cargill.

Poelma diz ainda que com tecnologias de ponta, como a CocoaWise™, há como fortalecer a colaboração entre todos os participantes da cadeia de produção, de modo que a indústria avance em direção a uma cadeia de abastecimento de cacau mais transparente e sustentável, beneficiando tanto agricultores, quanto clientes.

Veja o comunicado enviado pela Cargill:

CocoaWise™ fornece aos clientes acesso rápido e fácil aos dados de sustentabilidade da cadeia de abastecimento de cacau da Cargill. Com visibilidade total e em tempo real, o portal CocoaWise™ permite que os clientes se conectem mais profundamente às comunidades das quais compram seu cacau e vejam em primeira mão o impacto dos investimentos feitos em iniciativas importantes, que atendem necessidades dessas comunidades, como treinamento em agricultura sustentável para agricultores, cursos de empreendedorismo para mulheres e programas nutricionais para famílias.

O CocoaWise™ extrai informações de uma plataforma de dados centralizada, a CocoaWise™ 360, que é alimentada por um conjunto de ferramentas digitais da Cargill, projetadas para aumentar a transparência e a rastreabilidade enquanto aprimoram as práticas de cultivo de cacau e o bem-estar da comunidade.

Ferramentas que esperam garantir a transparência da cadeia de abastecimentos, com o CocoaWise™ Map - Um mapa interativo que mostra o nome e a localização dos 128 escritórios da cooperativa na Costa do Marfim, as sete estações de compra em Gana e as 11 estações de compra em Camarões pertencentes à nossa rede de abastecimento direto nesses países.

O CocoaWise™ BeanTracker - Cooperativas de cacau rastreando fisicamente os grãos de cacau que gerenciam de volta para a fazenda, por meio de códigos de barras de sacas de cacau para evitar que os grãos de áreas desmatadas entrem em nossa cadeia de abastecimento, bem como para ajudá-las a tomar melhores decisões de negócios baseadas em dados.

Garantia de transparência financeira com o CocoaWise™ eFinance - Soluções móveis de dinheiro fornecidas aos fazendeiros para que eles tenham a garantia de serem pagos de forma justa, precisa e segura.

Transparência de impacto, com o CocoaWise™ ProFarm - Conjunto de ferramentas digitais que apoiam os agricultores a tomar decisões com base em dados atualizados sobre agronomia, clima atualizado e informações de acesso ao mercado. Além de ajudar os fazendeiros com planos de gerenciamento de fazendas sob medida, com o objetivo de aumentar a produtividade, este sistema reúne dados da fazenda, como geolocalização, saúde da colheita, família e dados de renda para se comunicar com os fazendeiros.

CocoaWise™ ProCoop - Conjunto de ferramentas que ajuda as cooperativas de agricultores a profissionalizar a forma como vendem e gerenciam seu cacau. Ele também gerencia a rastreabilidade da primeira milha.

O CocoaWise™ Insight- Sistema de monitoramento e avaliação por meio do qual rastreamos e monitoramos o progresso na realização de nossas metas de sustentabilidade. Inclui dados detalhados, como densidade de árvores, métodos de cultivo usados, atividades de replantio, junto com uma riqueza de informações sobre famílias de agricultores e suas comunidades, incluindo monitoramento do trabalho infantil.

“Durante anos, utilizamos a tecnologia para nos ajudar a atuar com os 210 mil agricultores nos cinco países de onde compramos nosso cacau. Apenas neste ano-safra, investimos US$ 3 milhões adicionais em iniciativas de rastreabilidade, que nos permitiram reunir dados de nossa cadeia de abastecimento de formas mais poderosas e ajudar os agricultores a aprimorar as práticas agrícolas”, disse Taco Terheijden, Diretor de Sustentabilidade dos Negócios de Cacau & Chocolate da Cargill. “Se quisermos garantir que os agricultores tenham um futuro brilhante, cultivando cacau sustentável, precisamos garantir que os consumidores acreditem nisso”.

A Cargill adota uma abordagem baseada em evidências e orientada para a tecnologia da promoção de sustentabilidade e a transparência em todo o setor do cacau. Seu portal digital, CocoaWise™, e a plataforma de dados, CocoaWise™ 360, são as próximas etapas nesta jornada para obter, fabricar e comercializar ingredientes de cacau 100% sustentável até o ano de 2030.