Colab - Danone

Conhecimento e colaboração são a chave para inovação


Traremos hoje um material diferente, um colab, uma provocação do time da YoPRO da Danone para falar sobre uma tendência que continua crescendo - iogurtes proteicos.


Proteína, na cabeça dos consumidores, sempre esteve ligado a um nutriente de força! Com esse pensamento a indústria de alimentos trouxe de forma muito bem executada esse nutriente para os alimentos na forma de fortificação, ampliando o consumo de proteína como um suplemento de força do consumidor fitness para um suplemento de força para diversos outros consumidores.


Gosto de fazer analogias e a primeira que penso, que está mais quente no mercado, é o crescimento do plant based. De forma inovadora e estratégica essa categoria surgiu e explora o uso de proteínas vegetais para criar produtos atraentes para todo o mercado consumidor e não apenas o mercado vegano.


O alto teor de proteína é uma afirmação influente no que diz respeito aos consumidores, orientando seus comportamentos de compra e consumo. Isso está impulsionando a inovação e levando ao crescente número de produtos com alto teor de proteína. E vemos essa inovação refletir no crescimento de lançamentos de novos produtos com uma alegação de alto teor de proteínas, com um aumento geral de 12% em tais lançamentos de produtos de 2018 a 2020.


E na conversa que vamos ter abaixo, vamos explorar como a inovação envolve ingredientes, produto, categorias, supply chain e embalagens - e assim atingem sucesso!





Nova tendência fitness: Iogurtes e bebidas com alto teor de proteínas.

Você com certeza já ouviu falar sobre os iogurtes e bebidas proteicas, novos queridinhos dos atletas. Estes produtos, que são compostos principalmente de Whey Protein e Caseína, nutrientes que contribuem para recuperação muscular e saciedade, invadiram as prateleiras dos mercados nos últimos anos.


Estas novas bebidas e produtos com alto teor de proteínas trouxeram inovação para o mercado fitness, tanto em sabor, como em formatos de embalagens e opções de produtos. São boas opções para quem não sabe o que comer antes do treino ou para quem busca opções práticas e saudáveis no dia-a-dia.


Adriano Ciavdar Chrispiniano, gerente de marketing de YoPRO fala sobre os produtos e lançamentos da marca da Danone, que possui opções de iogurte líquido, colherável, shakes, e bebida láctea UHT com alto teor de proteínas.


Recentemente, a marca lançou o YoPRO Pouch, que se diferencia dos outros itens do portfólio pelo novo formato de embalagem flexível (pouch), sendo a primeira marca do mercado de iogurtes proteicos no Brasil a usá-lo.


- Sobre o formato pouch, o que motivou a empresa a trazer, de forma pioneira, a embalagem para o segmento de iogurtes proteicos?


Sabemos que nosso consumidor busca por opções de produtos que consigam acompanhar sua rotina, ou seja, que sejam práticos na hora do consumo. Isso se comprova ao vermos que hoje o maior volume do mercado de iogurtes com alto teor de proteínas está no formato de iogurte líquido. Olhando outras categorias de produtos voltados para praticantes de atividade físicas, vimos que algumas marcas já utilizam esse formato, inclusive marcas da nossa própria categoria em outros países, como YoPRO Austrália, mas que ainda não tinha algo parecido no mercado brasileiro de iogurtes proteicos. Acreditando no potencial desse formato, por atender uma necessidade dos nossos consumidores, além de fazer sentido pensando em um dos pilares da marca, de sempre trazer soluções práticas e gostosas, apostamos nesse novo formato, trazendo também inovação em sabor: o açaí com banana.


- Quais os grandes benefícios e diferenciais do produto em formato pouch?


O novo formato Pouch une 2 diferenciais: promover praticidade no momento de consumo com um produto com uma textura cremosa, além do consumidor poder aproveitar melhor o produto, já que o material escolhido para a embalagem é flexível.


Além da proximidade com o consumidor e foco em experiência, a marca aposta no sabor como seu grande diferencial. "Sabíamos que uma das oportunidades da categoria era o sabor, por isso, buscamos desenvolver produtos que são realmente gostosos", afirma Adriano sobre os principais diferenciais de YoPRO.


- Quais os produtos com maiores diferenciais e quais são esses diferenciais?


Hoje, a linha de bebida láctea UHT, se destaca no nosso portfólio, pois não precisa ser refrigerada, diferente dos iogurtes, o que permite uma maior praticidade no seu consumo, além de possuir um sabor inovador, o coco com batata doce, que é um dos sabores preferidos dos nossos consumidores. Temos também o YoPRO colherável natural com 17g de proteínas que possui apenas 3 ingredientes (leite, fermento e enzima lactase), que foi o primeiro iogurte da Danone desenvolvido com uma lista de ingredientes tão reduzida. Além disso, destacamos o lançamento do YoPRO Pouch, em embalagem flexível.


Relacionamento com consumidores


Perguntado sobre o relacionamento com os consumidores, Adriano conta que um dos pilares da marca é estar onde os consumidores estão, criando pontos de contato de acordo com a rotina deles. Para isso, criam conteúdos sobre nutrição, bem-estar e fitness e contam com a ajuda de influenciadores.

"Estamos sempre ativos no nosso perfil do Instagram, conversando com os consumidores, temos um Squad de micro e macro influenciadores, além de realizarmos ativações online e offline, tanto com ações proprietárias de marca quanto em parceria com comunidades esportivas. Além disso, nos preocupamos em sempre trazer conteúdos e iniciativas que partam de insights dos consumidores, partindo de social listening das redes sociais ou trocas que temos com nosso squad, como o exemplo do YoPRO bebida láctea UHT 1L sabor chocolate, que usou como base, interações dos consumidores com a marca pedindo esse novo formato."


A estratégia de crescimento utilizada nos últimos 3 anos focou no desenvolvimento de produtos saborosos e práticos, no relacionamento próximo com os consumidores, e na exploração de novos canais de distribuição, buscando estar presente em lugares como lojas de academia, hortifrutis, lojas de produtos naturais, lojas de suplementos e e-commerce.


Devido ao sucesso de crescimento da marca no Brasil, a estratégia se manterá a mesma para os próximos anos, focando sempre no sabor, praticidade e experiências diferenciadas para os consumidores.

Conheça mais sobre a YoPRO: https://www.yopro.com.br/