Confira 5 dicas de como ter sucesso no mercado alimentício

Seja na forma de doces, comida enlatada, sorvete ou afins, o mercado alimentício é um dos mais movimentados em todo o mundo. Afinal, todos precisam comer. Porém, para as empresas que trabalham nesse ramo, ainda é importante ter em mente algumas atitudes para assegurar o seu sucesso.

Seja na fabricação ou distribuição, você precisa garantir que sua empresa está acompanhando as novas tendências do mercado para se manter à frente da concorrência. É trabalhoso, mas isso assegura o sucesso do seu negócio.

Quer aprender como ter bons resultados no mercado alimentício? Então acompanhe o post e veja nossas dicas.

Quais são as novas tendências no setor?

Como qualquer área de atuação, o setor alimentício continua adquirindo novas tecnologias e ferramentas que ajudam a otimizar o desempenho das empresas e melhoram a qualidade do trabalho.

Além disso, o próprio mercado consumidor muda, sendo necessário acompanhar as alterações em suas demandas. Veja aqui alguns exemplos de tendências que você deve levar em conta.

Sustentabilidade

Cada vez mais os consumidores se preocupam com impacto ambiental daquilo que compra. Isso inclui saber se as embalagens são recicláveis, se a mercadoria é produzida de forma limpa, entre outras coisas do tipo. E, com cada vez mais canais de informação disponíveis online sobre as empresas, eles podem pesquisar e escolher de forma consciente em quais negócios pretendem comprar.

Criar produtos e processos que tenham mínimo impacto ambiental, como embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis, por exemplo, contribui bastante com a construção de uma imagem positiva para seu negócio. Dessa forma, você poderá atrair e fidelizar um público maior enquanto contribui com a preservação do meio ambiente.

Experiência do consumidor

Quando você come alguma coisa, não é apenas o sabor ou mesmo a textura que importam. O local onde você come, o tempo, seu humor, além de várias outras coisas, afetam a experiência do consumidor. Diante disso, muitos profissionais desse ramo têm dedicado algum tempo a criar uma experiência mais positiva para seus clientes.

Pequenas coisas, como a cor do produto, a forma como ele é entregue e a situação na qual você espera que ele seja comprado, podem afetar drasticamente a maneira como ele é aproveitado. Com alguns investimentos e experimentos, você verá como essas mudanças trazem bons resultados.

Maior ênfase na tecnologia

Desde o desenvolvimento até a distribuição, a tecnologia está sempre presente no setor de alimentos. E graças à maior popularização dos meios de comunicação digitais, essas ferramentas devem estar cada vez mais presentes na relação entre o consumidor e a empresa.

Um exemplo disso é a ênfase que muitos negócios dão às entregas em domicílio, não só a realizada por pequenos empreendedores locais, como também no trabalho dos grandes produtores. Considerando todos os recursos à sua disposição, o limite para a utilidade dessas tecnologias é a sua imaginação.

Quais as 5 dicas para se destacar no mercado alimentício?

Mesmo depois de atuar por bastante tempo nesse mercado, ainda pode ser difícil saber exatamente o que fazer para ter sucesso e se destacar. Para se situar, veja essas dicas que separamos para você.

1. Faça a sua pesquisa de mercado

A pior coisa que você pode fazer em qualquer negócio é tentar tomar decisões sem saber em que está se metendo. Muitos empreendedores tendem a começar seus investimentos sem conhecerem bem o mercado no qual estão se inserindo, o que aumenta drasticamente o risco de que algo não saia como o planejado.

Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer é se situar. Mesmo para empresas que já estão funcionando faz algum tempo, é sempre bom renovar essa pesquisa de mercado e ver como o público mudou nos últimos tempos. Especialmente se você pretende ampliar.

2. A qualidade dos produtos é fundamental

Quando falamos no mercado alimentício, é fácil concluir que os produtos são o ponto central para todo o seu investimento. Se um petisco ou ingrediente não apresenta o nível de qualidade esperado pelo público, nenhum trabalho de branding e marketing terá o efeito desejado.

Antes de pensar em estratégias mirabolantes, foque no básico e crie um produto de maior qualidade. Tem problemas com o sabor? Contrate especialistas para ajustar a fórmula. A embalagem não conserva o alimento direito? Busque algo diferente. Sem isso, você nunca terá como otimizar o resto do seu trabalho.

3. Foque no ponto de vendas

A menos que você lide exclusivamente com o processo de fabricação, então é provável que você tenha um ponto de vendas físico para suas mercadorias. Ter uma boa recepção para seu público, além de um ambiente mais adequado para aproveitar o que você tem a oferecer, é fundamental.

Outros fatores, como a qualidade do espaço, ventilação, conservação da mercadoria, entre outras coisas, também devem ser considerados na hora de estruturar o seu PDV. Especialmente se o esperado é que o público consuma o produto no local.

4. Cumpra todas as normas reguladoras

As normas sanitárias existem por um motivo: para proteger empresas e consumidores de práticas que causam danos à saúde. Sendo assim, é sua obrigação conhecer tais regras e fazer o que for necessário para atendê-las. Não faltam histórias de restaurantes e fabricantes que negligenciaram essas obrigações e acabaram causando sérios problemas à saúde pública.

Se você tiver qualquer dúvida sobre as normas sanitárias, basta consultar a página da Anvisa e buscar as referências.

5. Faça promoções sazonais

Por fim, mas não menos importante, vale sempre lembrar que alguns produtos alimentícios só estão acessíveis durante certas partes do ano, especialmente frutas. Sendo assim, para ampliar as vendas de cada mercadoria ou para esvaziar os estoques, você pode fazer promoções sazonais.

A ideia é que, assim que esses produtos chegarem ao mercado, você deve promovê-lo para aproveitar melhor sua época de alta. Isso ajuda a maximizar a lucratividade a cada ano.

Com essas informações, você já está mais preparado para ter sucesso no mercado alimentício, independentemente da sua área específica de atuação. Enquanto você continuar investindo na qualidade dos seus produtos e buscando oportunidades para inovar nesse meio, sempre haverá chances de crescimento para sua empresa.

Quer mais algumas dicas para maximizar seus resultados? Então veja também nosso artigo sobre o futuro da tecnologia e inovação na indústria de alimentos.

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