Consumo de carne bovina no Brasil volta ao patamar dos anos 90

Poderia ser pelo crescente interesse por uma alimentação plant-based, mas não é. A verdade é que a economia no Brasil já não anda bem há alguns anos, e agora o churrasquinho querido do brasileiro está ameaçado.

Em 2020, o consumo de carne no Brasil caiu ao menor nível em mais de duas décadas - é o menor desde pelo menos 1996. Segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o consumo foi de 29,3 quilos por habitante em 2020, em comparação a 30,7 quilos por habitante de 2019.

E se não pela crescente mudança ao vegetarianismo e veganismo, por quê? São diversos fatores: alta de 18% nos preços; oferta restrita de gado no país; forte demanda da China; menor disponibilidade de renda dos brasileiros; desemprego recorde; avanço da pandemia; fim do auxílio emergencial.

Ainda segundo matéria da BBC, as carnes "de segunda", que são as mais consumidas pela população de baixa renda, como costela (29,74%), músculo (27,67%), cupim (26,79%) e acém (20,75%), foram as que mais subiram. A alta das carnes nos supermercados acompanhou o aumento do preço do boi no campo.

E para entendermos porque a China tem importado tanta carne, devemos levar em consideração a gripe suína de 2018 que, mesmo ofuscada pela pandemia do coronavírus em 2020, ainda não foi totalmente resolvida. Com a redução na oferta de suínos, os chineses têm consumido mais frango e carne bovina, por isso o aumento de demanda.

Além disso, a China foi a única grande economia do mundo a registrar crescimento em 2020, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, o que resulta em maior consumo de proteínas mais caras, como é o caso da carne bovina.

Será que o Brasil irá se recuperar? Ou teremos uma mudança drástica para produtos plant-based de vez? Deixe sua opinião!

Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures