De onde vem?

Você sabe se maracujá dá em árvore? Ou de onde vem a sua cúrcuma? Ou ainda quais foram as etapas que geraram sua farinha? Em um mundo moderno, onde todos os produtos vêm das gôndolas dos supermercados, desaprendemos sobre a origem dos nossos alimentos, mas isso já vem mudando. Em um mergulho de resgate às origens, o novo consumidor consciente começa a perguntar sobre de onde vêm e quais seriam as cadeias de produção do que normalmente consome. E diante de tantos questionamentos, pouco a pouco começam a surgir respostas transparentes para as cadeias e os produtos.


Bean to bar


A cadeia do chocolate ou cacau passou recentemente por uma avalanche de críticas pela falta de controle das marcas sobre sua cadeia produtiva. Grandes empresas acabaram sendo relacionadas a escândalos de exploração de mão de obra e sustentabilidade. Em resposta, empresas que trabalham ativamente nessa cadeia, se tornaram mais conscientes e criaram um rígido controle em toda a cadeia de produção, do cacau ao chocolate. Ao consumidor voraz por informação, pequenas marcas desenvolveram o conceito de bean to bar (do grão a barra), um chocolate de cadeia curta, onde há todo o acompanhamento do processo produtivo. E mais que isso, uma cadeia curta torna tangível os impactos positivos e coloca um rosto e uma história naquele produto. Além de tudo, coloca mais uma novidade no setor, saber a origem dos produtos torna viável conhecer notas específicas e o terroir de cada ingrediente, gerando chocolates exclusivos de uma região, por exemplo.


Rastreabilidade


Transparência de cadeia é uma das tendências mais recorrentes nas mais diversas listas globais. E em busca de obter esse resultado, tanto para as empresas quanto para os consumidores, diversas estratégias vêm sendo adotadas. Uma das ferramentas para demonstrar claramente a cadeia de produção é através da rastreabilidade. Ela entrega a proteção e garantia de qualidade do produto, mas também determina quais foram os elos da cadeia, desde a origem até o consumidor, envolvidos nesse processo.

A rastreabilidade tem diversos níveis e o blockchain já desponta como o futuro de todo alimento. Existem algumas cadeias como a do café que já usam dessa tecnologia, mas os desafios como acesso à internet no campo e o alto custo, ainda freiam seu largo avanço. O QR code é a forma mais comum em que o consumidor acessa a história e as informações do seu alimento. Basta apontar a câmera do celular e um universo se abre em páginas, mapas e vídeos para contar de onde vem aquele produto. O acessível quadradinho já é presente em diversos produtos como pães, bebidas ou chocolates. A limitação do QR code é que ele envolve tempo e proatividade do consumidor, em um mundo rápido e de informações passivas. Então, quais seriam outras maneiras possíveis para se contar a história de um produto?


Responsabilidade compartilhada


Ter controle da origem e rastreabilidade dos produtos é importante para compartilharmos a responsabilidade da produção dos alimentos, uma das mais importantes da sociedade moderna. É ter a transparência de saber que o produtor e o solo foram respeitados, que todas as transações foram justas e, finalmente, que aquele alimento pode gerar um impacto positivo no ambiente e nas pessoas que o manipularam. Garante a autenticidade e segurança contra fraudes, principalmente em produtos de alto valor, aumenta a confiança do consumidor, e a proteção à cultura de um cultivo tradicional. Convida o consumidor a mergulhar no universo daquilo que consome, e o torna co-responsável pelas escolhas, como nesses creamers para café, onde o maior foco do produto está no cuidado da origem de todos os ingredientes. O futuro trará mais essa variável para o consumidor escolher seu alimento, mas pesquisas já indicam que a satisfação moral deixa tudo mais gostoso.


Tradal Brazil


A Tradal Brazil oferece um amplo portfólio de soluções em sabor & nutrição saudável, utilizando de ingredientes íntegros e naturais, além de serviços customizados para atender o seu projeto. Podemos inovar em um produto exclusivamente pensado para seu público. E então, vamos criar juntos? A Tradal Brazil conta com uma equipe técnica altamente especializada e atenta às principais tendências do mercado, capacitada para realizar projetos desde a criação do conceito até o envase e distribuição do produto final. Entre em contato agora (atendimento@tradalbrazil.com.br) e descubra mais.