Desperdício de alimentos: das prateleiras para nossas casas

Ontem vimos por aqui a primeira parte da matéria do site AgFunder News que fala sobre um estudo, realizado pela Lux Research, onde são listadas as principais inovações tecnológicas da cadeia de produção de alimentos que visam acabar com o desperdício.

Seguindo a linha, vemos que no setor de distribuição e varejo as soluções mais promissoras envolvem a cadeia de frio (concepção, armazenamento, transporte e conservação do produto), gestão da cadeia de produção e varejo, refrigeração e soluções para embalagens adicionais.

Como exemplos são citadas a startup norte americana Spoiler Alert, que desenvolveu um sistema de software e serviços profissionais que ajudam estabelecimentos de food service a administrarem o que não foi vendido (antes que estraguem), e a AgShift, que desenvolveu um aplicativo no qual se pode monitorar quanto tempo de vida nas prateleiras uma fruta tem apenas analisando sua cor.

Quando a luta contra o desperdício chega na “mesa do consumidor”, tecnologias de sensores, embalagens inteligentes, aparelhos smart e inovações para armazenamento que façam a comida durar mais ou indiquem quando o alimento vai expirar continuam sendo essenciais.

A startup israelense Wasteless, por exemplo, desenvolveu um algoritmo que coloca preço nos produtos baseado em suas datas de validade, permitindo aplicar descontos para aquelas que estão a ponto de vencer. A startup Flavorgator, de Singapura, ajuda restaurantes a identificar os pratos menos populares nos restaurantes, dessa maneira não há desperdício por compras excessivas.

O estudo conclui que é preciso mais investimentos em tecnologias que evitam o desperdício de comida, pois muitas pequenas empresas com excelentes ideias e projetos surgem, mas há pouco capital de investimento que os coloquem em prática.

Além das tecnologias citadas pelo estudo, várias outras startups estão surgindo com novas e originais ideias. A Ambrosia, por exemplo, fabrica um produto de limpeza a partir de restos de alimentos, já a Full Harvest opera um marketplace que conecta produtores de alimentos com compradores, prevenindo um possível descarte.

Conhece startups nacionais que desenvolvam tecnologias e soluções para o desperdício de alimentos? Conte para a gente nos comentários e nos ajude a divulgar!

Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures