Inovar com a natureza - Tradal Brazil

Por Fernanda Matta


É fato que o uso de ingredientes naturais é de extrema importância para o mercado de alimentos. Isto que antes era uma tendência, agora é visto como obrigação. Os produtos naturais podem ser encaixados em diversas fortes tendências do mercado como a Naturalidade, Saudabilidade e Clean Label. Essas tendências possuem significados diferentes, mas que aparecem como sendo muitas vezes intercambiáveis quando tratamos de produtos naturais. Para justificar o uso de ingredientes cada vez mais naturais, os dados são claros: 70% dos consumidores globais acreditam ser importante que alimentos e bebidas sejam 100% naturais (FMCG Gurus, 2021); e 94% dos latinos afirmaram ter a pretensão de pagar mais por produtos com atributos saudáveis (Nielsen, 2019). Esse último, apresentando um dado pré-pandemia, que provavelmente deve ter aumentado, pois 59% dos brasileiros afirmam que alimentação saudável se tornou uma prioridade após a crise do Covid (Mintel 2020).


Explorando mais a tendência Clean Label, esse é um termo que tem diferentes significados para os consumidores. Para 32% dos brasileiros e mexicanos, o termo é relacionado a um produto sem aditivos e conservantes. Para outros, significa uma lista de ingredientes curta e com nomes conhecidos. Ainda, é válido destacar que o Clean label é uma tendência global, mas extremamente forte no Brasil, sendo o 3° país que mais buscou produtos desse tipo em setembro de 2020.


Outra grande tendência muito forte na Europa e EUA e ainda pouco explorada no Brasil é o aumento da biodiversidade do que consumimos. Isso porque apenas 30 cultivos fornecem 95% da dieta vegetal humana, sendo que o trigo, milho e arroz fornecem mais da metade desse valor (FAO). Ou seja, precisamos urgentemente aumentar a diversidade de ingredientes que fornecemos aos consumidores. Isto tem um impacto altíssimo na nutrição e saúde humana, pois cada alimento fornece uma funcionalidade diferente. Também é importante na sustentabilidade, pois a forma desse cultivo está afetando nosso solo e ecossistema. Aqui, América Latina e Caribe têm grande potencial de fornecer para o mundo novos ingredientes naturais.


É importante ressaltar que trabalhar com produtos e ingredientes naturais é também desafiador. A qualidade do produto pode variar de acordo com o clima, a forma como foi plantado, ou o tempo de processamento. Ainda, a sazonalidade é outro fator que acarreta inúmeras variações no produto. Tal fato ocorre pois a natureza tem seu próprio tempo. São variações e desafios como estes que é necessário levar em conta quando se trabalha com ingredientes naturais.


Para contornar os problemas listados acima, é indispensável que exista um controle de qualidade rígido. Por esse motivo, o governo emite normas e legislações para garantir a segurança alimentar, como por exemplo: a RDC 14 (Anvisa). Também é necessário um fornecedor que garanta a segurança através de análises microbiológicas. Mesmo com isso, podem existir fraudes nos alimentos, principalmente em especiarias, que são produtos de alto valor. Por exemplo, alguns produtores de cominho adicionam areia a um molde com o mesmo tamanho da semente e fornecem aos distribuidores. Com isso, acabam vendendo um produto muito mais barato.


Os ingredientes naturais podem interagir positivamente com o produto desenvolvido, entregando funcionalidades como: cor, aroma, proteção antioxidante e firmeza. Mas ao serem ingeridos, esses ingredientes interagem com o corpo, oferecendo interessantes efeitos como: termogênico, anti inflamatório, relaxante, estimulante ou imune.


Há uma recente teoria científica que diz que ingredientes funcionais devem ser entregues ao corpo de maneira íntegra ao invés de compostos isolados. Isso porque, o efeito benéfico à saúde se dá através de interações (muitas vezes desconhecidas) entre compostos presentes no alimento ou então na interação e absorção pelo corpo humano. A natureza faz produtos de maneira muito mais complexa, bonita e encantadora do que achávamos.


A Tradal Brazil oferece um amplo portfólio de soluções em sabor & nutrição saudável, utilizando de ingredientes íntegros e naturais, além de serviços customizados para atender o seu projeto. Seja ele um mix de temperos diferente para os novos “chefs da quarentena”; snacks naturais com coatings exclusivos para diversos momentos do dia; soluções de naturalidade para cárneos; produtos plant-based ou bebidas funcionais. E então, vamos criar juntos? A Tradal Brazil conta com uma equipe técnica altamente especializada e atenta às principais tendências do mercado, capacitada para realizar projetos desde a criação do conceito até o envase e distribuição do produto final. Entre em contato agora (atendimento@tradalbrazil.com.br) e descubra mais.

---------------------------------------------------------------------------------


Quem aí assistiu a palestra da Fernanda na Horizonte 21 Food? Contem para nós o que acharam!



Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures