Japan House SP traz exposição de embalagens com designs premiados

A Japan House São Paulo está com a mostra ‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’, acontecendo de 19 de janeiro a 14 de março de 2021. Nela, podemos entender a importância das embalagens na cultura nipônica.

A mostra foi elaborada em parceria com a Japanese Package Design Association (JPDA), empresa responsável pelo Japan Package Design Awards – prêmio que celebra há 36 anos os designers que criam embalagens com foco nas premissas de criatividade, estética, usabilidade, valor e potencial mercadológico.

Os itens da mostra, inclusive, dizem muito sobre o comportamento dos consumidores japoneses, suas tradições e costumes. As embalagens demonstram desde um código de etiqueta à preocupação com embrulhos práticos e sustentáveis.

O intercâmbio de ideias entre o Brasil e o Japão também pode trazer benefícios, ao estimular designers e empresas brasileiras a buscarem soluções de design, sustentabilidade e lifestyle através das embalagens, combinando produto, design e sustentabilidade como uma experiência completa ao consumidor.

Entre os itens da mostra estão marcas de alimentos, bebidas e cosméticos. O público pode esperar por embalagens divertidas, ecologicamente corretas (sem rótulos) e embalagens reutilizáveis. Para os japoneses, um design bem pensado valoriza o melhor de cada produto e pode partir de técnicas mais tradicionais e milenares também.

Uma dessas técnicas tradicionais é o Furoshiki, que utiliza tecidos quadrados para envolver, embalar e proteger os mais variados tipos de objetos por meio de amarrações.

Mas o público encontrará também produções mais complexas e tecnológicas, como um frasco de loção produzido com o mais alto nível da indústria, utilizando vidro super reciclado (90% ou mais).

As 108 embalagens finalistas e premiadas no Japan Package Design Awards de 2020 estão dispostas nas prateleiras por cor e não por formato, como forma de "valorizar a estética, e não a funcionalidade das embalagens", segundo Natasha Barzaghi Geenen, organizadora da exposição.

Para visitar a exposição, que é gratuita, é recomendado agendar um horário no site agendamento.japanhousesp.com.br. Devido à pandemia, a capacidade de visitantes foi reduzida em 40%, é obrigatório o uso de máscaras, há medição da temperatura dos visitantes e disponibilização de álcool em gel.

Veja algumas imagens da exposição no site da Agência Brasil.