Mandala Comidas Especiais lança 'Refeições Instantâneas Naturais'

Desde 2015 a Mandala Comidas Especiais fabrica alimentos ultracongelados para quem precisa ou prefere comer sem glúten, leite, lactose e sem os alergênicos da RDC26 (leite, ovos, soja, amendoim, castanhas, peixes, crustáceos, trigo, látex). Seu propósito sempre foi incluir pessoas ao excluir ingredientes!

A Mandala inovou ao criar não apenas uma empresa e produtos inovadores (seu brownie foi finalista da FISA 2019), mas também criou um mercado nunca antes explorado no Brasil. Entretanto, apesar do sucesso de seu e-commerce que entrega em SP e mais de 20 cidades da região metropolitana, e de seu forte braço corporativo atendendo hospitais, escolas, hotéis e caterings aéreos, a cadeia fria sempre foi um limitador para a expansão da empresa para outras praças. A demanda de consumidores em outras regiões existe desde a abertura da empresa.

Para levar seu propósito a todo o país, a Mandala agora lança mais uma inovação: Refeições Instantâneas Naturais Sem Glúten e Sem Leite, que não precisam de congelamento, tem validade de 12 meses, pesam cerca de 100g, só precisam de água para serem preparadas em 5 minutos e após preparadas rendem um prato com 350g.

Para garantir o controle total de sabor, textura e não contaminação de glúten e ingredientes alergênicos, a Mandala investiu numa nova linha de produção para liofilizarem as refeições na própria empresa. Isso só foi possível com o apoio financeiro do seu investidor, a gigante M. Dias Branco, líder no Brasil na produção de massas e biscoitos, e que apóia a Mandala há dois anos.

inovação também na cadeia de venda e distribuição. A Mandala criou um novo canal de vendas nacional via Mercado Livre. Tudo em sintonia com o crescimento exponencial durante a pandemia de vendas online de alimentos no maior Market Place da América Latina.

Os produtos são totalmente naturais, com ingredientes conhecidos por todos. A liofilização é uma técnica que permite a retirada da água dos alimentos por sublimação e pressão, de forma que eles possam ser conservados por muitos anos, sem necessidade de refrigeração ou a inclusão de conservantes. As novas refeições são oferecidas em potes 100% recicláveis em dez sabores. Para preparar, basta acrescentar água até cobrir totalmente os alimentos e levar ao micro-ondas por 3 minutos ou com água fervente e 5 minutos de descanso.








O alimento é desidratado a temperaturas negativas, o que garante a preservação de modo saudável, seguro e com todas as características nutricionais e texturas preservadas. É a mesma técnica utilizada pela Nasa para fazer a comida dos astronautas. A liofilização é também apontada como uma forma de conservação de alimentos do futuro.

Em especial ao pensarmos em pandemias como a Covid 19, a liofilização, é uma cadeia de alimentos muito segura, por ser produzida em um ambiente controlado, embalado de uma forma segura, e com longa vida útil. Isso permite que os consumidores tenham refeições saudáveis em suas dispensas, de facílimo preparo, em qualquer lugar, apenas adicionando água”, diz Vivian Zollar, nutricionista chefe e responsável técnica da Mandala Comidas Especiais.


As refeições liofilizadas serão comercializadas pela Loja Mandala do Mercado Livre para todo o país: www.mandalaemcasa.com.br.