Modernizar a produção de carnes pode ajudar a evitar pandemias

Mês passado abordamos aqui no blog a relação entre o consumo de animais e as super bactérias e vírus, visto a investigação que há para se descobrir a origem do coronavírus.

Acredita-se que o vírus que causa a Covid-19 surgiu em um mercado de alimentos da cidade chinesa de Wuhan, onde animais silvestres são vendidos ilegalmente. Especialistas de saúde acham que o vírus pode ter se originado em morcegos e depois transmitido a humanos, possivelmente através de outra espécie, como o pangolim.

Pensando nisso, Liz Specht, do Good Food Institute, escreveu uma matéria para o site Wired onde ela afirma que nós, humanos, sabemos as circunstâncias que permeiam esses surtos zoonóticos, e nós temos a tecnologia necessária reduzi-los.

Como? Modernizando nosso sistema alimentar. Os vírus zoonóticos quase sempre chegam aos humanos através da criação de animais ou da caça de animais selvagens – o abate e a caça fazem com que os hospedeiros humanos tenham contato direto com esses bichos e seus tecidos e excreções infectados.

Animais de fazenda e de viveiros são os hospedeiros perfeitos para a procriação de doenças zoonóticas. Grandes densidades populacionais, níveis de estresse altos e prolongados, saneamento precário e dietas não naturais criam um ambiente ainda pior para que os vírus encontrem hospedeiros humanos e se espalhem rapidamente.

Consumidores ao redor do mundo já sentem os efeitos das circunstâncias atuais: fluxo de economia interrompido, volatilidade nos preços dos alimentos, falta de produtos nos supermercados e, claro, o medo.

Segundo Liz, precisamos admitir que caçar e criar gado em escalas extremamente elevadas já não é necessário nesse milênio. As inovações no mercado plant-based e o crescente interesse dos consumidores por esses produtos demonstram isso.

Tanto produtos com base vegetal quanto as carnes cultivadas em laboratório (direto de células animais) tiram a insegurança de consumir produtos e contrair doenças. Essas opções modernas dão ao consumidor uma troca justa e indolor, além de benefícios no que diz respeito à segurança dos alimentos dentro da cadeia produtiva.

Agora, os governos correm contra o tempo para desenvolverem tratamentos e vacinas, mas não se pode ignorar que a prevenção para que isso aconteça de novo é cortar o mal pela raiz. Dezenas de eventos zoonóticos já aconteceram desde que nos conhecemos como civilização (gripe aviária, gripe suína, etc), portanto não podemos rejeitar o nível de urgência com que é preciso investir no desenvolvimento de novos e mais seguros métodos de produção de carne.

Quer ler mais?

  1. Ciclo Vivo – Surto de coronavírus é reflexo da degradação ambiental.

  2. Global Meat News – Russian giant opens high-tech meat plant.

Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures