Nova rotulagem da FDA inclui pote inteiro de sorvete e pacote todo de chips

As novas informações nutricionais mostrarão o que os americanos realmente comem, diz matéria da ABC.

Logo no primeiro dia do ano, a FDA (Food and Drug Administration) anunciou uma lista de mudanças no jeito que os produtores deverão rotular seus alimentos.

Talvez a mudança mais notável e que fez manchetes pelos jornais do país foi a da implementação das colunas lado a lado: uma coluna deve conter informação sobre a porção individual e a outra do pacote como um todo.

“Nós sabemos que os americanos estão se alimentando de forma diferente, e que a quantidade de calorias e nutrientes no rótulo deve refletir o que a população realmente come e bebe”, disse Claudine Kavanaugh, diretora de nutrição e rotulagem de alimentos no Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada.

Os consumidores podem não perceber a grande mudança no início, mas essas informações nutricionais servem como base para entendermos os hábitos alimentares dos americanos, determinando por grupo populacional e consumo nacional nas últimas décadas.

Com alimentos que podem facilmente serem consumidos de uma vez só, como um pote de sorvete, o tamanho acaba enganando o consumidor, e essa nova rotulagem irá ajudar nessa conscientização.

Durante 2019 vimos a preocupação com o clean label e informar a adição de açúcares nos produtos, por exemplo. Altas quantidades de açúcar foram associadas à doenças, e daí a importância de também separarmos o que é adicional e industrializado do que é natural.

O alto consumo de açúcar pode ser associado à obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíaca, de acordo com o Centro para Controle de Doenças e Prevenção.

“Com sorte, as informações na embalagem irão não só ajudar os consumidores a tomarem decisões baseados em informações de qualidade, como também irá motivas os produtos de alimentos a melhorarem o quadro nutricional de seus produtos”, disse Dr. Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia em Harvard.

Quer saber mais? Acesse aqui o link da matéria original feita pela ABC News.

#embalagem #nutrição #rótulo