O meu almoço virou notícia

Noodles do Momofuku, em Casa.

Pode ser a fome ou o interesse constante em procurar novas receitas em casa. Então meus hábitos alimentares impactaram a pauta da newsletter de hoje e vamos falar muito de macarrão. Se você está esperando que eu resolva o mito da origem do macarrão, está enganada. Eu não me importo se o macarrão começou na China ou na Itália (alguns dizem oriente médio). Você quer minha opinião: eu gosto de macarrão em todas as culinárias. Então vamos começar com essa notícia que o Momofuku - restaurante especializado em Noodles do Chef Americano David Chang. Caso não conheça, existem programas legais com e sobre ele na Netflix. A sacada aqui foi um restaurante com boa relevância online lançar uma linha de produtos para casa. Um movimento muito interessante da indústria de alimentos que foi muito reforçada durante a pandemia. Com a queda de receita do food service algumas marcas criaram produtos para o consumidor levar para casa. Já comprou algum produto? Aqui no Brasil temos congelados do Habib’s e até o pão australiano do Outback, agora em casa..



Camil compra Santa Amália

E seguimos com movimentos de aquisições no mercado de Alimentos. Para completar a minha pauta da semana e não ficar de fora dessa newsletter a Camil foi lá e entrou no mercado de massas, sua maior aquisição desde o IPO. Por R$410MM a Camil se torna a 4a maior empresa do setor, depois de M. Dias Branco, J. Macedo e Selmi. A Santa Amália era uma empresa familiar até 2013 quando foi vendida em meio a um alto endividamento. Inclusive, de acordo com informações publicadas na imprensa, a empresa não teve muito progresso desde lá e a Cargill pretende reverter essa situação. Insight FoodVentures: Cargil é forte no arroz com feijão e o macarrão também é um produto forte na cesta básica do Brasileiro. Como a classe C e D foram e ainda são as mais impactadas pelo covid, a redução de poder de compra deve aumentar a venda do item. Além disso, o custo de produção é baixo e o preço é muito ligado ao custo de transporte (que sobe muito também). Então por isso vamos seguir aqui com mais duas notícias interessantes para mudar o cenário desse setor no fuyuto.


Macarrão Paraprobiótico

Se você nunca pensou que macarrão pode trazer alguma alergia alimentar, você tem sorte. Com o crescimento de restrições alimentares por consequência muitas vezes de um acesso maior a testes e informações alguns produtos e alimentos tem um potencial de risco para seus consumidores. Mas mesmo com restrições muitas pessoas ainda amam a macarronada de domingo (eu, por exemplo) e a indústria se esforça para trazer inovações. Quando olhamos no campo de pesquisa existe um poder ainda maior de olhar para o futuro. Essa semana a INOVA - Agência de Inovação da Unicamp apresentou a oportunidade de empresas adquirirem uma patente para tornar o macarrão mais nutritivo, o macarrão paraprobiótico. Quer saber mais sobre e ver o que tem nessa patente?


Ah, mas não tem muito mais como inovar.

O Video que explica essa inovação esta no final do e-mail. Mas segura ai! Quando falamos de transformar a forma como alimentamos o mundo procuramos negócios como esse! Como mudar e usar as tecnologias atuais para adaptar costumes de milhares de anos - de novo, não vamos entrar de onde surgiu o macarrão - mas os formatos que conhecemos certeza que são italianos. O espaguete tudo bem, tem os noodles asiáticos parecidos….mas o outros formatos (rigatone, parpadele, etc…) são muito italianos. Você já pensou o quanto de espaço sobre em uma embalagem de um macarrão como esse? Como falamos na compra da Camil, a logística é o principal custo no preço que o consumidor paga em um macarrão - entãoooo, reduzir esse consumo é essencial. Pois bem, 67% do espaço que um macarrão ocupa é ar! Como fazer isso mas não tirar uma tradição na mesa….com tecnologia. Ok, vai lá ver o vídeo e volta aqui! Quer saber mais sobre, olha que materia legal do World Food Forum.


Startup da Semana

Mudamos o dia da publicação, a Startup será publicada na quarta, então você terá que ver ela na comunidade essa semana (evento abaixo). *Quer ver uma startup aqui? Indique para nosso ecossistema. Cadastre-se.

Eventos

🧨🧨Lançamento da comunidade #Food - Amanhã as 14hs- Inscreva-se!🧨🧨 Semana dos Dados - Evento durante essa semana sobre dados. Plant-based - evento da VidaVeg para profissionais (uma ideia para você que quer criar uma relação com esse público)

Tecnologia é massa…



Ainda podemos mudar muito a forma como alimentamos o mundo. Aqui tem uma grande ideia…mudar a forma como preparamos o alimento na indústria. Você chegou até aqui! Obrigado, fico muito feliz. Tenha um ótimo dia! Augusto Terra