O que você precisa saber sobre a logística reversa na indústria alimentícia?

A indústria de alimentos tem uma grande responsabilidade em relação à sociedade, por motivos óbvios. Sendo assim, é importante investir em processos e tecnologias que melhorem a qualidade dos seus serviços e produtos. Um exemplo de ação que você deve incluir na sua lista é a elaboração de logística reversa para seu negócio.

Esse é um termo relativamente novo, mas que já apresenta grande importância para diversas empresas do ramo de alimentos. Se você pretende aumentar a relevância do seu negócio, deve acompanhar essa tendência.

E para te ajudar com isso, explicaremos melhor o que é essa logística e quais são seus impactos positivos. Acompanhe.

O que é a logística reversa?

De forma bem simples, é um conjunto de práticas que tem como objetivo lidar melhor com devoluções e restos de mercadorias. Dentro do contexto da indústria alimentícia, pode envolver desde o reaproveitamento ou reciclagem de materiais de embalagens até a redução no desperdício de produtos.

Além disso, a ideia é que estas práticas apresentem o menor custo possível para a empresa, permitindo que elas sejam mais bem executadas sem comprometer seu fluxo de caixa ou o desempenho de outras áreas.

Quais são seus benefícios?

Há bons motivos para investir em logística reversa para seu negócio, tanto para seu próprio benefício quanto para o da sociedade. Veja aqui alguns pontos de destaque.

Práticas mais sustentáveis

Um dos pontos-chave de todo esse trabalho é a implantação de práticas industriais mais sustentáveis, minimizando o impacto ambiental de restos de alimentos e embalagens. Isso é ótimo para evitar sujeira e poluição nas ruas.

Nos últimos anos, cada vez mais empresas estão aderindo a práticas de sustentabilidade como esta, pois reconhecem seu papel e responsabilidade em relação à preservação do meio ambiente. Considerando que todos querem viver em um lugar limpo e bem preservado, você certamente deve aderir a este movimento.

Redução de custos

A logística reversa também apresenta um benefício bem tangível para sua empresa: ela ajuda a otimizar os custos materiais do seu negócio. Especialmente aqueles gerados por descartes e desperdício.

Quando você atua na produção de alimentos, é possível reunir pequenos excedentes, como restos de cereais, e usá-los para fazer um novo produto. Da mesma forma, caixas de maior qualidade também podem ser recuperadas para eliminar custos com o empacotamento.

Melhorar a imagem do seu negócio

Ter uma postura sustentável também é um ponto positivo para muitos consumidores, especialmente aqueles que são mais exigentes com a ética das empresas que escolhem.

Construir uma reputação como um negócio organizado e com práticas amigáveis ao meio ambiente é uma ótima forma de conquistar um público novo, especialmente entre os mais jovens. E, com o tempo, essa deve se tornar a norma para toda a indústria.

Com essas informações, já fica bem claro o papel da logística reversa na indústria alimentícia hoje em dia. Quanto antes você começar a se adaptar a esta nova realidade, mais rápido poderá aproveitar seus resultados.

Quer mais algumas dicas para ter uma empresa mais sustentável? Então veja nosso artigo sobre o canudinho com sabor de fruta agora mesmo.

Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures