Rótulos inteligentes e tecnologia NFC

Depois das cozinhas inteligentes e dos restaurantes inteligentes, precisamos falar dessa que é "the ultimate trend" da indústria de alimentos: rótulos inteligentes.

Empresas como a Avery Dennison, por exemplo, empresa global de ciência dos materiais especializada no design e fabricação de materiais funcionais e etiquetagem, utilizam os rótulos inteligentes para que possam interagir com os consumidores por meio de produtos.

Uma das soluções de empacotamento interativo é chamada de DirectLink ™, e serve como plataforma para que as marcas contem sua história e partilhem informações sobre a fabricação e outros conteúdos que possam ser interessantes para o consumidor.

Além disso, a DirectLink também é uma "poderosa ferramenta promocional que as marcas podem usar para oferecer pontos, descontos e outros incentivos para aumentar a fidelidade do cliente", diz Avery em seu site oficial.

As novas demandas dos consumidores exigem que o relacionamento entre as marcas e os consumidores seja redefinido.


Como funciona o DirectLink?


O DirectLink usa a tecnologia NFC para que os consumidores possam se conectar às marcas pelo smartphone. A tecnologia NFC, Near Field Communication, está presente em nossos celulares e sendo utilizada para pagamento em lojas físicas, manutenção de equipamentos, em games e etc.

A NFC é bem parecida com o Bluetooth, pois permite a comunicação e troca de informações entre dispositivos. Porém o bluetooth requer um pareamento entre aparelhos e pode funcionar a uma certa distância, enquanto a NFC não exige qualquer tipo de conexão entre os dispositivos, acontecendo através de uma comunicação bidirecional ou com uma distância de até cerca de 4 centímetros.

Essa distância máxima, aliás, é o que garante muito mais segurança nas transações.


História


A Near-field Communication foi criada em 2002, desenvolvida por duas grandes empresas de telecomunicação e tecnologia, Sony e Philips, com o objetivo de implantar essa tecnologia em dispositivos móveis das próprias empresas, segundo o blog Infra Speak.


Uma ampla gama de soluções NFC


Segundo a Avery Dennison, além do DirectLink™, existe um extenso portfólio de rótulos inteligentes com uma ampla seleção de inlays NFC, tags NFC e rótulos NFC, que são ideais para a interação com consumidores em distâncias muito curtas.

Na imagem abaixo, podemos observar a tecnologia NFC sendo utilizada em uma embalagem de tomilho. Quando posicionamos o smartphone no rótulo, aparece uma receita utilizando tomilho no celular sem que precisemos digitar ou procurar nada!



Fonte: Label Avery Dennison