Realidade aumentada e sustentabilidade com Tetra Pak

A Tetra Pak é bem conhecida de quem consome produtos como leite, creme de leite, entre outros. Ela é líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos e acredita em uma liderança industrial responsável com abordagem sustentável de negócios.

Iniciou suas atividades em solo brasileiro em 8 de junho de 1957, apenas seis anos depois de sua fundação na Suécia, a empresa evoluiu por meio de inovações que atendem às demandas dos mais diversos segmentos da indústria e os mais variados perfis de consumidores.

Sendo uma das empresas brasileiras mais engajadas com as questões ambientais e atuando há mais de 20 anos no fomento à reciclagem, não é de se espantar que a Tetra Pak esteja envolvida em vários projetos interessantes.

Um dele é o Rota da Reciclagem, uma plataforma que reúne registros de mais de cinco mil pontos de coleta em todo o Brasil. O objetivo é facilitar o acesso a pontos de entrega voluntária, os PEVs, além das cooperativas de materiais recicláveis e comércios de reciclagem mais perto de quem acessa o serviço – é só colocar o seu endereço e encontrar o ponto mais próximo, o que torna o processo de destinar seu lixo à coleta seletiva muito mais rápido e fácil.

Outro exemplo é a campanha Uma Caixinha de Distância, que conta, por meio de um vídeo em realidade aumentada, as histórias reais de quatro representantes de cooperativas de materiais recicláveis. Para acessar é preciso escanear o QR Code presente nas embalagens de leite de diferentes marcas brasileiras.


Experiências de realidade aumentada transformam caixinhas de leite em game sobre sustentabilidade; já nas de suco, frutas viram animações interativas para mostrar que a tecnologia das caixinhas dispensa uso de conservantes.


O projeto une sustentabilidade e inovação com o intuito de conscientizar que estamos a “uma caixinha de distância” de transformar a vida de muitas pessoas e preservar o meio ambiente.


Fonte: Blog Jovem Pan