Restaurantes na nuvem (parte 2)

O promissor modelo de food delivery

Seguindo a primeira parte de nossos textos em parceria com o Bioma Food Hub que falam das novas tendências para food delivery e food service, vamos desvendar um pouco mais sobre as cloud kitchens.

Vimos que esses estabelecimentos, também conhecidos como dark kitchens, foram popularizadas pelos Estados Unidos e funcionam como cozinhas montadas para delivery que também podem ser compartilhadas por diversos restaurantes, sem que um interfira no outro.

É um conceito que pode trazer muitos benefícios, visto que permite flexibilização no cardápio, a criação de novas marcas e ideias, e também a redução de custos com salão, decoração, garçons e outros atendentes.

As cloud kitchens estão mostrando sua importância para o cenário alimentar brasileiro. Além de representarem as novas formas de consumo na atualidade, também promovem maior acesso a ingredientes de qualidade através de pequenos negócios e pequenos produtores.

O foco é na experiência em casa

Em tempos de quarentena, onde os pedidos de delivery aumentaram muito, vários estabelecimentos foram obrigados a pensar em novas formas de produção e como manter seus consumidores.

Essas adaptações geram ideias criativas e, muitas vezes, implantam mudanças definitivas. E se, mesmo após o fim do distanciamento social, os restaurantes decidissem investir nas cozinhas, diminuíssem os salões e priorizassem as entregas? E se as cloud kitchens disponibilizassem seus espaços mesmo em horários onde não há demanda de entrega?

Possibilidades para o varejo e indústria de alimentos

Pensando num futuro onde iremos valorizar mais os negócios locais e priorizar qualidade sobre quantidade, não seria difícil imaginar as cloud kitchens se transformando em algo como “cloud industries“.

Uma “indústria na nuvem”? Por que não? Uma indústria onde a produção seria em escala mais regional e utilizaria a oferta dos produtores locais, sem a necessidade de plantas e instalações gigantes que são totalmente distantes dos grandes centros.

Dessas produções em pequena escala, proporcionadas pelos espaços de cloud ou dark kitchens, e também pela flexibilização de seus horários de funcionamento, poderiam surgir, quem sabe, até novos produtos para o varejo.

Tendência de sucesso

Também conhecidas por cozinhas fantasma e restaurantes virtuais, as cloud kitchens representam o futuro. Ou melhor, representam um novo presente, onde há liberdade para ousar nas escolhas e para focar na qualidade e sustentabilidade de seus negócios.

Sustentabilidade pois, levando em conta que são cozinhas adaptadas aos novos tempos, toda sua estrutura e as escolhas das embalagens, materiais e ingredientes das refeições poderão (e deverão, se estiveram atentas às demandas dos consumidores) focar no que há de sustentável e orgânico.

A Epic Foods, por exemplo, é uma empresa de entrega de alimentos finlandesa, liderada pelo ex-cientista Martii Paatela, que se utiliza das cloud kichens.

A Epic é considerada a maior cozinha focada em delivery nórdica, tendo vencido o prêmio de “Best FoodTech Startup” nos Nordic Startup Awards em 2018. Para evitar o desperdício de comida e minimizar custos, a empresa desenvolveu seus próprio software que permite visualizar quais ingredientes e o quanto deles deverão ser comprados por dia.

Webinar com especialistas

Se você se interessou pelo assunto das cloud kitchens, continue acompanhando pois ainda teremos uma sequência com o pessoal do Bioma Food Hub.

E para finalizar com chave de ouro, promoveremos um bate-papo e webinar com especialistas do setor! Aguarde!

Fonte: Scuadra e Forbes

#trend #fooddelivery #tendência #inovação #darkkitchens #cloudkitchens #alimentos

Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures