Restaurantes virtuais ganham investimento milionário durante a pandemia

A empresa de tecnologia Ordermark, que ajuda restaurantes a administrarem pedidos onlines com ferramentas personalizadas, anunciou em outubro de 2020 o levantamento de 120 milhões de dólares em uma rodada Série C liderada pelo fundo Softbank Vision e participação da investidora Act One Ventures.

De acordo com uma nota enviada ao site The Spoon, a Ordermark usará o novo fundo para "ajudar mais restaurantes na transição para pedidos online durante a pandemia da Covid-19". A empresa vem ajudando restaurantes a incorporar os pedidos virtuais muito antes da pandemia, mas a situação atual apenas mostrou o quanto isso é urgente.

O combo de hardware-software da empresa consolida todos os pedidos (seja delivery, retirada, no estabelecimento, etc) em um único canal, fazendo com que a equipe do restaurante possa administrar esses pedidos com mais facilidade.

A empresa também tem sido uma pioneira no mundo dos restaurantes virtuais graças a sua plataforma Nextbite, um portfólio da Ordermark para estabelecimentos "delivery only", ou seja, que só entregam. Um dos lançamentos mais recentes foi o restaurante conceitual do rapper famoso Wiz Khalifa, que lançou o Hotbox - o melhor da "larica" entregue em sua casa.

O conceito da Ordermark/Nextbite é muito parecido com das "Ghost kitchens", onde cozinhas de restaurantes são subutilizadas para preparar pedidos desses restaurantes virtuais. A empresa parece estar construindo seu portfólio de restaurantes virtuais e o apoio da Softbank ajudará nessa missão de ajudar restaurantes independentes a otimizar os pedidos online.

Alex Canter, co-fundados e CEO da Ordermark, afirmou que os restaurantes devem investir na criatividade e abraçar a tecnologia e novas formas de geração de renda para "alcançar clientes fora das quatro paredes".

Segundo a Ordermark, desde o início da pandemia do coronavírus, a Nextbite lançou 15 marcas e adicionou mais de mil restaurantes "delivery only" ao seu portfólio. Será esse o "novo normal"?


Leia também: Cloud Kitchens (restaurantes na nuvem) - o promissor modelo de food delivery; nossa parceria com o Bioma Food Hub.