Será que rotular pegadas de carbono pode virar rotina?

Matéria do Financial Times

Os consumidores ainda não têm meios de comparar empresas entusiasmadas em mostrar suas "credenciais" a favor do meio ambiente. As primeiras notícias sobre produtos colocando pegadas de carbono nos rótulos data de 2011, mas agora, em 2020, começamos a ver mais e mais marcas interessadas na questão.

Como já vimos previamente aqui no site, a Quorn, empresa do Reino Unido especializada em produtos plant-based, vem colocando as pegadas de carbono nos rótulos de seus principais produtos. Da mesma maneira, a Oatly, marca popular de leite de aveia, começou a usar a rotulagem em 2019.

Gigantes como Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, e Nestlé, também vêm se informando sobre como podem incluir a rotulagem com pegadas de carbono em seus produtos.

Calcular pegadas de carbono de apenas um produto não é simples. As empresas engajadas em assuntos ambientais estão cada vez mais preocupadas em calcular suas emissões de gases e o impacto de efeito estufa, inclusive das chamadas emissões "scope three" - que são aquelas que ocorrem ao longo da cadeia de produção, desde a produção e transporte até a chegada no consumidor e o descarte.

Marc Engel, diretor de cadeia de produção na Unilever, acredita que rotular pegadas de carbono ajudará as empresas a se preparem para uma onde haverão taxas de carbono e consumidores procurando calcular seu próprio impacto ambiental. Como aconteceu antes com os rótulos nutricionais, ele considera que as empresas poderão usar uma metodologia aprovada para calcular pegadas de carbono, sem utilizar títulos externos em cada produto.

A empresa de consultoria Carbon Trust foi fundada há quase 20 anos atrás, e vêm notando mudanças significativas em como as empresas abordam a sustentabilidade. O diretor de consultoria em emissões, Myles McCarthy, diz que alguns clientes os contratam para determinados objetivos, e quando são perguntados do porquê, eles dizem que vêm os competidores de mercado agindo, então querem se igualar ou ultrapassá-los.

E vocês? Acreditam que daqui um tempo todas as empresas estarão rotulando seus produtos com a quantidade de pegadas de carbono?


Leia mais em: https://www.foodventures.com.br/post/um-futuro-com-menos-emiss%C3%B5es-de-di%C3%B3xido-de-carbono-ainda-pode-ser-delicioso







Política de Troca, Entrega e Reembolso

Nossos Produtos são digitais e entregues de acordo com cada um dos planos.

Entrega: toda quarta newsletter free e toda segunda Mapa Startups

 

O reembolso do pagamento é feito apenas no prazo de teste grátis

 

Mais informações no e-mail de contato.
 

DADOS E CONTATO

Tel: (11) 99232-6210

Email:  info@foodventures.com.br

Food Ventures Consultoria em Inovações Ltda

CNPJ: 28.768.322/0001-02

Campinas , SP - Brasil

SIGA-NOS

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

© 2020 por FoodVentures