A Orbia é uma empresa que compõe uma Joint Venture da multinacional alemã Bayer e é focada na transformação digital do agronegócio.
Especializada em comércio eletrônico para a área agro, ela funciona como um marketplace para a venda de insumos e originação de commodities, além de ser o primeiro programa de coalizão com foco no produtor rural.
E foi por essa ação inovadora que um de seus fundadores e diretor de marketplace, Mateus Souza, 28 anos, foi selecionado como personalidade de destaque da lista “Forbes Under 30” de 2020.
Mateus é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e atribui seu primeiro contato com o empreendedorismo ao Workshop do Desafio Unicamp, uma das atividades de capacitação da competição gratuita de modelagem de negócios organizada pela Agência de Inovação da Unicamp.
A avaliação de empreendedores com menos de 30 anos é feita pela revista Forbes Brasil e analisa cerca de 15 categorias distintas. Mateus foi eleito entre 90 jovens avaliados na categoria Varejo/E-commerce.
Vale ressaltar também, que o empresário destaca um intercâmbio nos Estados Unidos – estudou na Universidade de Missouri e trabalhou no estado de Iowa com atuação na área de drones agrícolas – como uma grande experiência para ganhar mais conhecimento sobre o meio agro.
O intercâmbio foi realizado através do programa Ciência sem Fronteiras.
A Fundação Estudar também foi muito importante em sua formação como empreendedor. A organização custeia bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação e foi através dessas atividades que conheceu os seus sócios da startup Orbia.
Fonte: Inova Unicamp