Startup da Semana: Mbee

No próximo dia 20, celebramos o Dia Mundial da Abelha, data criada pela ONU, e claro que não poderíamos deixar essa data passar em branco.


Animados? Hoje vamos mapear as #startups mais admiradas do setor de alimentos e bebidas!

#Negócio : Mbee Mel de Terroir - nasceu para estimular o uso do mel no mercado brasileiro, desde a culinária cotidiana até a alta gastronomia e coquetelaria.


Foto: Andre Matos


O que a empresa criou de diferencial?

Desenvolvimento do mercado e produção de mel de abelhas nativas: "Com o garimpo (de produtores de mel), a ideia é fomentar a criação de abelhas nativas pelo país, ajudando na redução do risco de extinção e na preservação de diversas espécies da nossa flora nativa, bem como no fortalecimento da agricultura familiar."


#Dor: Na minha visão, a indústria de mel é muito pulverizada e existe uma falta de controle (de fraudes, qualidade, etc...) dos produtos que encontramos no mercado.

Além da dificuldade de gestão e controle da cadeia o uso de mel pode crescer muito com produtos com diferencial e apelo para o consumidor, como o caso de diferentes tipos de mel.

#Produto: Curadoria, manejo e venda de meles de abelhas nativas, ou melíponas, sem ferrão. Hoje temos meles de 11 espécies, como Borá, Jataí, Mandaçaia e Uruçu Amarela.

#Benchmark: Wildbiene + Partner (não tão igual)

#Empreendedor: Eugenio Basile

Quer saber mais do mapa, procure nossa newsletter ou seja um #parceiro!