Tetra Pak busca startups para a 2ª chamada do seu programa de aceleração

O foco do programa é lançar produtos inovadores que atendam às demandas atuais dos consumidores através de startups que queiram revolucionar o setor de bebidas e alimentos.


“Esse é um programa diferente e não está direcionado em trazer startups para resolver nossos processos internos. Nosso foco é lançar novos produtos”, diz Luis Antonio Kühl, diretor de vendas e novos negócios da Tetra Pal, que é uma das líderes mundiais em tecnologias de envase e processamento de alimentos e bebidas.


As tendências de consumo mostram que os consumidores buscam por personalização e diversidade nas prateleiras dos supermercados. Outra tendência é a iniciativa de multinacionais em fecharem parceria com startups: em 2020, 30% dos novos clientes que fecharam negócio com a Tetra Pak eram startups.


“Hoje, há um movimento global de hipersegmentação com os consumidores como grandes protagonistas. Vimos, então, que há uma arena muito fértil para novas empresas que tenham valores e propósitos que se conectem com estes consumidores atendendo as demandas de forma mais personalizada”, diz Ricardo Martin, gerente de marketing da Tetra Pak.


O programa de aceleração Startup Tetra Pak, está com inscrições abertas e é conduzido pela aceleradora e incubadora Plug and Play, que já acelerou mais de 3.000 startups em todo o mundo. A empresa está dando prioridade a startups que já tenham produtos em desenvolvimento, mas também há espaço para quem tem projetos com potencial e que ainda precisam ser mais elaborados.

A Tetra Pak irá oferecer mentoria e apoio em todas as etapas de criação do novo produto: pesquisas de mercado, aplicação de metodologias globalmente renomadas de inovação conjunta, desenvolvimento da fórmula, design de embalagens, uso da estrutura do centro de inovação da empresa para testes, etc. Ao fim do programa, as startups também poderão envasar seus produtos em fábricas que operam no sistema de copacking com a Tetra Pak.

O Startup Tetra Pak é ‘tailor-made’, ou seja, personalizado para cada uma das startups. A ajuda é oferecida de acordo com a necessidade de cada empresa. Identifica-se os problemas para depois oferecer as ferramentas para resolvê-los. Isto porque algumas startups têm formulação acertada, mas precisam construir suas marcas, outras têm a marca resolvida, mas precisam trabalhar a formulação para entregar um benefício funcional específico.

Algumas das startups selecionadas na primeira rodada do programa têm em comum a busca por produtos mais saudáveis, como bebidas nutritivas ou compostas de ingredientes vegetais, e a preocupação com a sustentabilidade. Foram convocadas: Mother (produto com alto teor de proteína), Fresco (iogurte vegano de coco), Babuxca (bebidas alcoólicas com frutas e pegada natural), Inovamate (chás) e Pic-Me (nutrição infantil).

A nova chamada irá selecionar mais cinco startups ainda em 2021. Ou seja, serão 15 produtos inovadores chegando às prateleiras em breve. Acha que sua startup pode fazer parte? Inscreva-se em startup.tetrapak.com.br.


Fonte: Projeto Draft